quant
Fique ligado

Lifestyle

Dicas para poupar dinheiro com a inflação alta

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

Os preços inflacionados vieram para ficar, e não temos como evitá-los. Numa altura em que os bens de consumo continuam a ver os seus valores a crescer exponencialmente, cabe-nos encontrar dicas de como poupar no dia a dia.

O nosso poder de compra diminuiu, enquanto o custo de vida aumentou. E como nem sempre os salários acompanham essas mudanças, trazemos-lhe alguns hábitos que podem ajudá-lo diariamente.

1. Se não pode pagar, faça você mesmo

O título é autoexplicativo. Muitas vezes duvidamos da nossa capacidade para realizar determinada tarefa, e acabamos por pagar a alguém para o fazer por nós.

Mas será que é mesmo necessário pagar a alguém para resolver aquela pequena fuga na casa de banho, que nós mesmos podemos resolver?

Em muitos casos basta comprar o material vedante necessário e fazermos nós mesmos as pequenas reparações. Atualmente há colas fáceis de aplicar, que não deixam odor e oferecem ótimos resultados.

A resposta estará na sua capacidade de ‘desenrascanço’. Quando o orçamento é apertado, o melhor mesmo é meter mãos à obra e fazer você mesmo para poupar uns trocos.

Fonte: Unsplash

2. Faça um orçamento consoante o seu limite

Muitas vezes pode ser tudo uma questão de organização. Seja a nível pessoal ou familiar, fazer um orçamento do que se ganha e do que é necessário gastar a cada mês pode ajudar bastante.

Ao colocar de um lado o que ganha e do outro o que pretende gastar, vai conseguir perceber se está a poupar ou a gastar acima das possibilidades. No caso de ser o último, há que tentar reduzir os gastos.

Sabendo que no mês seguinte pode ter despesas extra, ter um orçamento pode ajudar a poupar para essa eventualidade. E se houver forma de reduzir custos cortando em algo, um orçamento ajuda a perceber o que é importante e o que é superficial.

Fonte: Unsplash

3. Poupe no supermercado

Uma das despesas mais voláteis é nos supermercados, onde compramos bens materiais essenciais, como comida e produtos para casa. Mas um plano rigoroso pode ajudar a reduzir custos.

Publicidade

Se começar a planear as suas refeições antecipadamente, pode fazer a lista de compras tendo em vista o que realmente necessita. Isso acaba por fazer com que não tenha de comprar produtos desnecessários ou supérfluos.

Outro truque importante pode ser comparar preços. Porque se uns produtos são mais caros num supermercado, podem ser mais baratos no outro. Consultar folhetos ou site do supermercado é cada vez mais importante.

Escolher produtos da chamada marca branca também pode ser essencial. A não ser que sinta que a qualidade está em causa, esta pode ser uma boa forma de poupar uns euros.

4. Poupe em casa

Pequenos gestos em casa também podem ajudar a poupar dinheiro. Não ter a torneira aberta quando está a lavar as mãos ou loiça desnecessariamente pode fazer diferença na fatura da água. Tomar banhos mais curtos também pode ajudar neste campo.

E o mesmo se aplica à fatura da luz. Se fizer uso da eletricidade apenas quando é necessário, e preferencialmente nas divisões onde estiver, pode agradecer no final do mês.

Fonte: Unsplash

Nenhuma dica é infalível e cada pessoa terá as suas necessidades de poupança. Mas utilizando uma destas dicas, irá sentir a diferença no final do mês. Não pague por tarefas que você mesmo pode realizar, estabeleça limites com um orçamento e poupe tanto em casa como no supermercado.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...