quant
Fique ligado

Edição 463

Dia da Proteção Civil em Santo Tirso (c/video)

Avatar

Publicado

em


Dia da Proteção Civil em Santo Tirso

“Prevenir para não remediar”. Esta foi a mensagem deixada pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, no arranque do Dia da Proteção Civil, que se realizou na Praça 25 de Abril, junto aos paços do concelho, entre 28 de fevereiro e 1 de março.

Mais de uma dezena de entidades, entre as quais os Bombeiros, o INEM, a GNR, a PSP, o exército, a Cruz Vermelha e o Centro Hospitalar do Médio Ave mostraram à população a atividade que desenvolvem diariamente para garantir a segurança de bens e pessoas.

“Pela primeira vez, quisemos organizar um grande evento, tendo a consciência de que a Proteção Civil começa com a prevenção, com a formação e informação às pessoas”, afirmou Joaquim Couto.

Na abertura, muitas crianças do concelho visitaram a exposição e contactaram com os vários agentes da proteção civil. “Educar para a segurança é construir uma cultura de segurança. O nosso lema de futuro é prevenir para não remediar”, enfatizou Joaquim Couto, que mostrou que outra das prioridades da autarquia nesta área é desenvolver atividades juntamente com a comunidade escolar. “Se os nossos objetivos forem cumpridos, então teremos dado um contributo muito forte para a sensibilização, informação e formação das gerações futuras”, acrescentou.

Para Vítor Azevedo, 2º Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Braga, a iniciativa “não teria muito impacto se se cingisse à população adulta”. “ Se começarmos a implementar este espírito de prevenção desde a infância, os miúdos vão crescendo com essa mentalidade e adotando comportamentos preventivos ao longo da sua vida”, sublinhou.

A autarquia tirsense tenciona assumir-se como um exemplo na área, à imagem do que aconteceu quando apresentou um Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de segunda geração, em 2012. O objetivo, agora, é atualizá-lo. “Há um conjunto de medidas que vamos juntar a esse plano e que naquela altura nem sequer existiam. Por exemplo, dois anos depois, temos o rio com uma maior vivência e maior envolvência por parte da população e preciso tomar medidas de prevenção, sobretudo no verão. Estamos também a estudar outras ações de proteção da floresta com a GNR, como o patrulhamento a cavalo durante os meses de verão.

E num concelho com uma área florestal considerável – 46 por cento – urge incentivar os proprietários a limparem as matas para evitar incêndios. Por isso, a autarquia deliberou – com posterior ratificação da Assembleia Municipal – “a isenção do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) se durante um determinado período de tempo, os proprietários mantiveram as matas limpas, de acordo com uma vistoria feita pelos serviços de proteção civil da Câmara”.

O executivo tirsense também pretende “disponibilizar formação aos técnicos na área da Gestão Operacional, montar um posto de comando conjunto e criar um posto de comando móvel”.

Durante a exposição, foram realizados rastreios gratuitos, demonstrações sobre suporte de básico de vida pediátrico e sénior e exercícios de rappel. Também houve demonstrações da ação da equipa cinotécnica da PSP.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...