quant
Fique ligado

Edição 419

Dia da Árvore – Alunos assinalaram data com plantação de árvores

Avatar

Publicado

em

Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado assinalou na terça-feira, 16 de abril, o Dia da Árvore. Alunos da EB1 Paradela criaram uma horta biológica e os de Paranho plantaram árvores.

“Uma árvore, um amigo // Que devemos bem tratar// Um amigo de verdade // Tão fiel como a amizade // Que devemos cultivar”. Foi com esta canção, que os alunos da Escola Básica e Jardim de Infância do Paranho agradeceram à Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, pela atividade promovida, que serviu para assinalar o Dia da Árvore.

Munidos de pás, ancinhos e baldes, as crianças plantaram árvores e arbustos sob a supervisão dos jardineiros da Câmara Municipal da Trofa, que lhes explicaram como as espécies deviam ser plantadas e regadas.

Os alunos da turma do 3º ano aceitaram a sugestão da professora e trouxeram de casa as pás, ancinhos, baldes e luvas, que os ajudou nesta plantação. Esta não foi a primeira vez que Francisca Andrade, Carolina Ribeiro, Gonçalo Araújo e Diogo Silva participavam numa plantação de árvores. Para eles, a atividade foi “uma boa ação”, porque através da plantação de “árvores e arbustos” geraram “mais oxigénio”.

Diogo Silva gostou desta aula diferente, pois, além de se “divertirem, puderam ver como é que eram as plantas e como se plantavam”. “Assim quando formos maiores até podemos ser agricultores”, mencionou.

Quem também esteve presente foi Duarte Araújo, presidente da Associação de Pais, que vê “com agrado” este tipo de iniciativas, que são “sempre bastantes importantes”, pois assim “as crianças começam a ter, desde cedo, uma cultura ambientalista”, percebendo “a premência que as árvores têm no desenvolvimento deles”.

A coordenadora da Escola Básica, Fátima Vinhal, contou que houve “a necessidade de reconstruir o jardim”, que estava “muito estragado” devido à existência “de contentores durante dois anos”, tempo em que o jardim de infância esteve em obras. “No Dia da Árvore já era costume limpar o jardim, mas agora era preciso novas plantações e com a colaboração da Junta conseguimos”, acrescentou.

A Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado “ofereceu as plantas”, assinalando também o Dia da Árvore. José Sá, presidente da Junta, denotou que esta iniciativa já era para ter sido realizado no dia 21 de março, mas como os alunos “se encontravam em férias de Páscoa” e alguns deles a participar no Torneio de futebol Inter-Escolas, esta foi adiada para terça-feira. “Hoje o dia ajudou, mais do que nessa altura. Correu muito bem e estamos todos de parabéns”, frisou.

Enquanto na Escola Básica de Paranho decorreu uma plantação de árvores, na Escola Básica de Paradela, o Dia da Árvore foi assinalado com uma horta biológica, onde os alunos plantaram “feijão, cenouras, tomates, hortaliças”, entre outros legumes.

Para José Sá, estas atividades são de “extrema importância para as crianças”, que ficaram “muito satisfeitas”.

Publicidade

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...