quant
Fique ligado

Ano 2010

Dez dias de festa para comemorar o concelho

Avatar

Publicado

em

O 12º aniversário da criação do concelho da Trofa vai ser comemorado ao longo de dez dias. Entre 12 e 21 de Novembro, a autarquia tem planeadas várias actividades para assinalar a data.

A Câmara Municipal da Trofa tem já várias iniciativas previstas para assinalar o 12º aniversário da criação do concelho. Entre os dias 12 e 21 de Novembro, na Trofa, um dos mais novos concelhos do país, a aposta vai ser feita na participação e promoção dos valores locais e da descentralização de eventos e iniciativas pelas várias freguesias. O objectivo é “tornar o aniversário num acontecimento memorável”, sublinha fonte da autarquia.

O programa arranca na Casa da Cultura da Trofa, no dia 12 de Novembro, com a inauguração da exposição “Trofa – Imagens e Memórias”, uma Mostra Fotobibliográfica sobre o concelho, que estará patente até ao dia 30 do mesmo mês. No mesmo dia, na Igreja de S. Mamede do Coronado, os trofenses vão poder assistir ao concerto do Orfeão Santhyago, às 21.30 horas.

No dia seguinte, a Banda de Música da Trofa vai actuar no Pavilhão de S. Romão do Coronado, às 18 horas e, mais tarde, às 21.30 horas, o Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa abre as portas para receber o Encontro de Orquestras Ligeiras “Ritmos Ligeiros”.

O Salão Paroquial de Alvarelhos recebe o grupo de dança Alvadance, no dia 14, às 17 horas.

Já nos dias 16 e 17 de Novembro, decorre a iniciativa “Os Autarcas vão à Escola”. Os membros do executivo municipal vão visitar as escolas locais, para junto dos mais pequenos dar a conhecer as funções e as responsabilidades de um autarca e explicar o funcionamento de uma Câmara Municipal e de uma Assembleia Municipal.

O “dia grande” do município é, naturalmente, 19 de Novembro. As comemorações começam às 10 horas, com a Cerimónia de Hastear das Bandeiras, no Edifício Sede da Câmara Municipal da Trofa, seguida da Missa na Igreja do Muro, às 11horas. Mais tarde, pelas 16 horas, vai ser inaugurada a Exposição “Portugal Europeu”, nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Esta é “uma narrativa de base fotográfica, que reúne um conjunto significativo de imagens de documentos, fotografias de época, citações, referências e marcos históricos da história diplomática portuguesa contemporânea, com incidência nas relações entre o nosso país e o processo de integração europeia, desde a década de 50”. Um hora mais tarde, tem início a Sessão Solene evocativa aos 12 anos do Município da Trofa, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Às 19 horas, a animação começa no Parque Nossa Senhora das Dores, com a Tradicional Vitela Assada e o grupo “Sons e Cantares do Ave” e, cerca das 21 horas, os Meninos Cantores do Município da Trofa apresentam o seu novo espectáculo, “Pedacinhos de Musicais”, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

O Coro “Alma de Coimbra” vai actuar no dia 20 de Novembro, às 21 horas de 20 de Novembro, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa, (o bilhete/convite para este concerto deve ser levantado na Casa da Cultura até 17 de Novembro).

Finalmente, no dia 21 de Novembro, o Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado recebe os vencedores do 1º Festival da Canção da Trofa, Márcia Azevedo, Diogo Silva e Joana Costa, às 16 horas.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...