quant
Fique ligado

Ano 2010

A Missão na rua

Avatar

Publicado

em

 

O espírito de Missão está espalhado pelas ruas da Trofa. Durante esta semana no Parque Nossa Senhora das Dores, para além de uma exposição de Cristos, a paróquia de S. Martinho de Bougado leva a cabo diferentes iniciativas.

Feitos com cordas, madeira, com arame ou papelão todos têm o mesmo formato e ao longe é fácil de decifrar que o Parque Nossa Senhora das Dores foi invadido por uma exposição com diferentes percepções da imagem de Cristo.

Integrado no programa Missão 2010, proposto pelo Bispo do Porto D. Manuel Clemente, a paróquia de S. Martinho de Bougado inaugurou, no sábado, uma semana missionária. Por isso, está patente até domingo uma exposição com as imagens de Cristo. “Colocámos Cristo fora do seu lugar habitual que é dentro da Igreja. Esta exposição é composta por imagens feitas pelos grupos paroquiais, catequese, associações, pessoas individuais que deram largas à imaginação e apresentaram uma variedade de imagens que me apraz registar”, explicou Luciano Lagoa, pároco da freguesia.

“Para além das imagens, decidimos também que em cada dia desta semana, à noite, às 21 horas, houvesse uma proposta”, acrescentou. Momentos de oração, reflexão, escuta da Palavra e música não faltam para transmitir “a mensagem de Cristo”.

“Temos ouvido muitos comentários de apreço a esta iniciativa”, afirmou o padre que considera que “a Trofa sempre foi uma paróquia missionária”: “Temos três padres missionários, o padre Alberto, o padre Simão e o padre Xavier”, justificou.

Apenas cinco dias depois de ter iniciado este evento, Luciano Lagoa faz já um balanço positivo, apontando porém um ponto negativo. “Faço um balanço positivo porque as pessoas no primeiro dia, apesar da chuva, apareceram em grande número com curiosidade. A nota negativa vai para o facto de logo na primeira noite, mais ou menos perto da 1 hora, a exposição ter sido alvo de vandalismo. Quatro pessoas (dois homens e duas mulheres) vandalizaram e deitaram as imagens ao chão, mas já foi tudo reparado”, lamentou.

O acto foi captado pelas câmaras de vídeo-vigilância e o caso já foi entregue à GNR da Trofa.

Quem ainda não marcou presença nestas iniciativas, ainda o pode fazer até domingo, a partir das 21 horas, no Parque Nossa Senhora das Dores. Esta quinta-feira, 28 de Outubro, está marcado o Encontro de Oração com Jovens orientado pelos Jovens Sem Fronteiras, na Capela de Nossa Senhora das Dores. Na sexta-feira, dia 29, está programado o Concerto Musical João UT (Salesianos) no palco. No sábado, 30 de Outubro, decorre a tertúlia “Igreja é Missão”, no bar, e no domingo, dia 31, as actividades terminam com a Eucaristia de encerramento da Semana Missionária, na Capela, pelas 12 horas.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...