quant
Fique ligado

Ano 2010

Da Trofa para o mundo

Avatar

Publicado

em

Fraternidade Nuno Álvares organizou “Jamboree no Ar 2010”, no Parque Nossa Senhora das Dores, numa iniciativa destinada a todos os escuteiros do concelho, que tiveram oportunidade de comunicar com agrupamentos de todo o mundo.

Eram exactamente 23.55 horas de sexta-feira, 15 de Outubro, quando foi feita a primeira transmissão do posto de radiocomunicação instalado no Bar da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores para responder à chamada para o “Jamboree no Ar 2010”. Esta actividade, conhecida em todo o mundo por J.O.T.A – Jamboree On The Air (Jamboree no Ar), junta escuteiros de todo o mundo através das ondas de rádio. Jamboree é o nome dado ao encontro entre agrupamentos de escuteiros, que se realizam ao longo de todo o ano. Já “Jamboree no Ar” é uma espécie de encontro, que junta estes escuteiros via rádio.

Este ano, a Fraternidade Nuno Álvares (FNA) de S. Martinho de Bougado ficou com a responsabilidade de instalar um posto de rádio no concelho, onde os escuteiros de S. Martinho e Santiago de Bougado, S. Romão do Coronado e Alvarelhos tiveram a oportunidade de contactar com outros agrupamentos de todo o mundo, numa “oportunidade única” de trocar experiências e conhecer melhor o “princípio escutista” espalhado pelo planeta. Jorge Carvalho, da FNA, explicou que em Portugal existem “apenas cinco estações de radioamadorismo da FNA”, sendo que a da Trofa era a que estava situada mais a norte. “Com estas iniciativas, criam-se laços de amizade que propagam o escutismo em todo o mundo”, afirmou.

Ao longo do fim-de-semana, as portas do Bar da Comissão de Festas estiveram abertas a todos os que quiseram aprender mais sobre o escutismo e sobre radioamadorismo. Por exemplo, quem acompanhou a iniciativa ficou a saber que “durante o dia, as condições de propagação das ondas de rádio são muito melhores”. “Em ocasião nenhuma, pessoas que não estejam devidamente credenciadas para tal, podem fazer transmissões neste tipo de estações de rádio, mas durante o ‘Jamboree no Ar’ há uma autorização especial para os escuteiros”, esclareceu Jorge Carvalho.

Mais recentemente, nasceu o J.O.T.I. – Jamboree On The Internet (Jamboree na Internet), com o mesmo propósito, mas através da internet. Ambos os eventos têm lugar todos os anos no terceiro fim-de-semana de Outubro. Jorge Carvalho não descarta a possibilidade de, no próximo ano, ser, também, instalado, na Trofa, um posto para o “Jamboree na Internet”. Questionado sobre a possível desactualização das ondas de rádio como forma de comunicação, o responsável afirmou que “meios de comunicação como a internet dependem da energia para funcionarem correctamente”. “Cada vez mais ela (energia) falha e os rádios são muito mais autónomos e continuam a ser úteis. Daí que estes dois tipos de comunicação funcionem em paralelo e se complementem”, acrescentou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...