quant
Fique ligado

Edição 570

D. Pio Alves visita Guidões

Avatar

Publicado

em

De cinco em cinco anos, aproximadamente, assinalam-se as visitas dos Bispos aos sacerdotes de cada paróquia. Depois de visitar Alvarelhos e Covelas, o Bispo Auxiliar do Porto, D.Pio Alves, visitou, no dia 27 de abril, a paróquia de Guidões. Apesar das visitas regulares, estas são “mais demoradas” e são “uma oportunidade para conhecer mais de perto a realidade paroquial”, afirmou D.Pio Alves. A visita é também o momento dos paroquianos poderem “conversar com o Bispo e eventualmente pôr alguma questão”, assim funciona como “um gesto de ajuda no governo da paróquia”, acrescentou. Para o pároco de Guidões, José Ramos, “é importante que os Bispos conheçam a realidade e as paróquias”. “O Senhor Bispo ficou perplexo com a extensão de Covelas”, afirmou o pároco. A visita incluiu a passagem pelas escolas, a visita aos doentes e um momento de convívio, na Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões. Nas escolas, “os alunos receberam-no pomposamente, com tapetes de flores”. D.Pio Alves “é uma pessoa extremamente simples e próxima” e isso ajudou no “diálogo com os mais pequenos”, explicou o padre Ramos.
O presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões, Adelino Maia, considerou “uma honra ver as crianças tão animadas e calorosas a fazer uma receção especial ao Senhor Bispo”. “A igreja de mãos dadas com a autarquia e com as pessoas permite-nos conseguir tudo, caso contrário não somos ninguém”, afirmou o presidente. Para o padre Ramos “a igreja tem uma missão comum que é debruçar-se sobre as pessoas”. “Eu não me debruço sobre papéis, eu debruço-me sobre corações, e quando a autarquia e a igreja estão em sintonia e se debruçam sobre corações é tudo muito mais fácil”, acrescenta.
A visita de D.Pio Alves continua no sábado com a “celebração da Eucaristia, o encontro com a catequese e com os jovens que vão ser crismados”, além disso está ainda programada uma reunião com os colaboradores mais diretos da vida paroquial. No domingo, D.Pio Alves celebra a Eucaristia, visita o cemitério e preside à celebração do crisma.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...