Ano 2008
CTAA juntou relíquias de quatro rodas

Cadillac, BedFord, Simca, Renault Diane, Mini, são algumas das marcas de automóveis que deixaram de ser frequentes nas ruas da Trofa. Contudo e graças ao gosto dos seus proprietários ainda funcionam e são consideradas autênticas relíquias de quatro rodas.
Este domingo o Clube Trofense de Automóveis Antigos organizou o terceiro convívio de 2008 e juntou 29 exemplares que desfilaram da Trofa a Vila Verde.
“Saímos do Parque Nossa Senhora das Dores em direcção a Braga, depois passamos na Falperra e paramos em Sameiro tivemos o momento de recolhimento em homenagem a dois sócios que faleceram esta semana e depois seguimos em direcção à Senhora do Alívio, onde almoçamos”, afirmou Rui Serra, presidente do Clube.
Nesta viagem foram lembrados Batista Andrade e José Serra, sócios do clube. “Lembramos a morte do senhor Serra sócio fundador número três e presidente do conselho fiscal e Baptista Andrade sócio número um. Este é um momento que nos marca, porque o clube tendo apenas três anos já nos faleceram quatro sócios”, lamentou o responsável.
O CTAA terá ainda em Dezembro o último encontro do ano: um jantar de natal, mas os eventos de 2009 estão já a ser pensados.
“Temos ideia de realizar quatro eventos de carros em 2009, mas temos esperança de poder realizar dois de motas antigas também. Este clube é de carros mas também têm direito a desfilar as motas”, adiantou Rui Serra.
Museu Baptista Andrade ficou sem fundador
Baptista Andrade, fundador do Museu de Carros Antigos na Trofa e sócio número um do CTAA, faleceu na passada terça-feira.
Há mais de 50 anos que nutria um carinho especial pelas máquinas de quatro rodas e a “menina dos seus olhos” era a velhinha relíquia Porsche, que juntamente com seis dezenas de automóveis, estão no Museu de Carros Antigos da Trofa.
Baptista Andrade era piloto de rali e entre as várias taças guardava a do segundo lugar alcançado no campeonato nacional. Baptista Andrade ainda disputou algumas provas em Vila do Conde, mas a sua paixão era mesmo o rali.
O CTAA pensa agora homenagear Baptista Andrade e ainda José Serra: “há necessidade de fazer algo para homenagear estes homens, porque sempre estiveram ligados aos automóveis antigos e sempre dinamizaram o clube”.


