quant
Fique ligado

Edição 568

Crónica ACES

Avatar

Publicado

em

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS.
O tema do Dia Mundial da Saúde de 2016 é a diabetes, estando programado o lançamento do primeiro relatório mundial sobre a doença. No mundo, 347 milhões de pessoas têm diabetes e estima-se que em 2030 seja a sétima causa de morte.
A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina (hormona reguladora de açúcar no sangue) suficiente, e/ou, quando o corpo não pode utilizar eficazmente a insulina que produz. Existem diversos tipos de diabetes, sendo os mais comuns: Diabetes Tipo 1, dito diabetes juvenis, em que o pâncreas deixa subitamente de produzir insulina; Diabetes gestacionais, que surge no contexto de uma gravidez e Diabetes Tipo 2.
Relativamente à Diabetes tipo 2, (este tipo é o mais frequente) está associada a estilos de vida menos saudáveis, nomeadamente, a uma alimentação desequilibrada e de elevado valor energético, ao sedentarismo e ao excesso de peso corporal. A prevenção desta doença requer a adoção de estilos de vida saudáveis, como a realização de uma alimentação variada, equilibrada e completa; a prática de atividade física regular e o controlo do peso.
Sabe-se que, respetivamente e por ordem de influência, os hábitos alimentares inadequados, hipertensão, índice de massa corporal elevado, consumo do álcool e o nível elevado de açúcar no sangue em jejum são os principais fatores de riscos associados à perda de vidas prematuras (antes dos 70 anos).
Segundo um recente relatório da Direção Geral de Saúde; “A Saúde dos Portugueses. Perspetiva 2015”, cerca de 40% da população, entre os 20 e os 79 anos de idade, tem Diabetes Tipo 2 (13%) ou alterações de hiperglicemia intermédia (27% de pré-diabetes), sendo diagnosticados 160 novos casos por dia, em média. Dos 13% de diabéticos (mais de um milhão de pessoas) estarão diagnosticados apenas 7,3%, enquanto 5,7%, isto é, 440 mil pessoas, ignoram que são diabeticos. Dá que pensar!
Resta rendermo-nos às evidências dos dados e dar particular atenção no nosso dia-a-dia a dois dos mais importantes fatores envolvidos nesta problemática, os hábitos saudáveis em termos de alimentação e da prática regular de exercício físico. Apostar na prevenção é um imperativo.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...