quant
Fique ligado

Edição 661

Covelas na primeira prioridade para limpar terrenos

Avatar

Publicado

em

A freguesia de Covelas foi incluída na lista de primeira prioridade para a limpeza dos terrenos, no âmbito da estratégia de prevenção de incêndios.

A lista, elaborada pelo Governo, define que a freguesia de Covelas tem de ter os terrenos limpos até 15 de março, sendo a única do concelho da Trofa sinalizada.
Contactado, o presidente da Junta de Freguesia de Covelas, Feliciano Castro, afirmou que é “importante que a população esteja sensibilizada” para esta situação e que “cumpra a legislação”. “Tivemos uma ação de sensibilização na semana passada, na Junta de Freguesia, para explicar às pessoas o que tinham de fazer”, referiu o autarca, que deu conta ainda de que são as câmaras municipais que têm de atuar nos terrenos públicos e no caso de os terrenos privados não serem limpos. “Aí, terão de assumir essa responsabilidade e depois apresentar as despesas aos proprietários”, explicou.
A Junta de Freguesia vai proceder à limpeza de um lote de terreno existente próximo do aeródromo de Vilar de Luz de que é proprietária. “E continuamos a sensibilizar as pessoas para limpar os terrenos junto a habitações e nas vias públicas, conforme determina a lei”, reiterou.
A lei determina que até ao dia 15 de março, os proprietários devem limpar os seus terrenos numa faixa de 50 metros à volta das casas e nos cem metros à volta das aldeias. Na sequência da campanha, o Governo deu conta de que “até 31 de maio de 2018, as câmaras municipais garantem a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível, devendo substituir- se aos proprietários e outros produtores florestais em incumprimento, procedendo à gestão de combustível prevista na lei”.
O NT contactou a Câmara Municipal da Trofa para saber que medidas foram e estão a ser implementadas para o cumprimento da lei, mas até ao fecho da edição não recebeu resposta. Assim que o executivo responder ao pedido de esclarecimento, daremos conta aos nossos leitores.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...