quant
Fique ligado

Edição 661

Covelas na primeira prioridade para limpar terrenos

Publicado

em

A freguesia de Covelas foi incluída na lista de primeira prioridade para a limpeza dos terrenos, no âmbito da estratégia de prevenção de incêndios.

A lista, elaborada pelo Governo, define que a freguesia de Covelas tem de ter os terrenos limpos até 15 de março, sendo a única do concelho da Trofa sinalizada.
Contactado, o presidente da Junta de Freguesia de Covelas, Feliciano Castro, afirmou que é “importante que a população esteja sensibilizada” para esta situação e que “cumpra a legislação”. “Tivemos uma ação de sensibilização na semana passada, na Junta de Freguesia, para explicar às pessoas o que tinham de fazer”, referiu o autarca, que deu conta ainda de que são as câmaras municipais que têm de atuar nos terrenos públicos e no caso de os terrenos privados não serem limpos. “Aí, terão de assumir essa responsabilidade e depois apresentar as despesas aos proprietários”, explicou.
A Junta de Freguesia vai proceder à limpeza de um lote de terreno existente próximo do aeródromo de Vilar de Luz de que é proprietária. “E continuamos a sensibilizar as pessoas para limpar os terrenos junto a habitações e nas vias públicas, conforme determina a lei”, reiterou.
A lei determina que até ao dia 15 de março, os proprietários devem limpar os seus terrenos numa faixa de 50 metros à volta das casas e nos cem metros à volta das aldeias. Na sequência da campanha, o Governo deu conta de que “até 31 de maio de 2018, as câmaras municipais garantem a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível, devendo substituir- se aos proprietários e outros produtores florestais em incumprimento, procedendo à gestão de combustível prevista na lei”.
O NT contactou a Câmara Municipal da Trofa para saber que medidas foram e estão a ser implementadas para o cumprimento da lei, mas até ao fecho da edição não recebeu resposta. Assim que o executivo responder ao pedido de esclarecimento, daremos conta aos nossos leitores.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 661

Savinor com selo “Sabor do Ano”

Publicado

em

Por

“Este reconhecimento é fruto de um trabalho de equipa e é mais uma prova da qualidade dos nossos produtos”. Foi desta forma que António Isidoro, CEO do grupo Soja de Portugal, reagiu à distinção da empresa Savinor com o Selo Sabor do Ano 2018. O reconhecimento foi feito no dia 8 de fevereiro, no Time Out Market, em Lisboa, e a representar a empresa e para receber o prémio esteve Artur Tomás, diretor comercial da Savinor.
Este estatuto, criado pela Monadia – representada em Portugal pela Global Quality Iberia -, é apresentado como um prémio baseado “nas qualidades gustativas de consumidores habituais” de determinados produtos, que definem os atributos em análise no estudo de acordo com as suas exigências. Segundo fonte da empresa sediada em Covelas, no concelho da Trofa, o título foi alcançado após “comparação diretamente com os principais concorrentes do mercado, alcançando a melhor pontuação em todos os critérios de avaliação na sua categoria”.
Para António Isidoro, este prémio “comprova também o porquê” de a Savinor “ter alcançado o patamar de referência para o consumidor português”.

Continuar a ler...

Edição 661

Domingos Ferreira vence em Braga

Publicado

em

Por

O guidoense Domingos Ferreira venceu o 1.º Duatlo Cross de Braga, no domingo, 18 de fevereiro. O atleta conseguiu destacar-se na categoria Open e na classificação geral da prova, defendendo as cores da equipa amadora Ruprec Team. A competição estava inserida na prova inaugural do Campeonato Nacional de Clubes Cross. O duatlo com a distância sprint contou com um percurso de BTT com algumas zonas de subidas acentuadas.
Nascida este ano, a equipa de BTT Ruprec Team é composta por corredores de Alvarelhos, Guidões, Lousado e Joane. “Criei a equipa para conseguir que amigos pudessem ter apoio para competir a este nível, uma vez que as despesas são muitas. Contamos com patrocinadores maioritariamente da Trofa, a quem agradeço a oportunidade que nos dão de praticar a modalidade e elevar o nome do concelho, como o Domingos fez no domingo”, explicou o responsável da Ruprec Team, Daniel Santos.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também