quant
Fique ligado

Edição 661

Memórias e Histórias da Trofa: Cultura e Lazer Operário na Trofa no século XX (IVº Capítulo)

Publicado

em

Nas primeiras edições de 1931 da imprensa local, vários foram os artigos que destacaram a necessidade, além de criar melhores meios de comunicação e instituição de uma corporação de bombeiros, como também a fundação de um clube para os seus habitantes passarem o seu tempo ocioso. A preocupação da imprensa relativamente a esse assunto é de salutar, acompanhando as correntes existente à época.
O Clube Trofense, colmatou essa necessidade, merecendo a sua inauguração honras de destaque na imprensa em 20 de março de 1932, anunciando: “…a sua abertura ia ser um facto, após muito tempo em que foi defendida a criação de um clube onde os homens de atividade pudessem reunir-se à noite, discutindo os temas atuais e receber figuras ilustres na cidade. Num segundo patamar seria criado uma biblioteca para cultura dos seus sócios e frequentadores, sendo um clube para os sócios e sua família…”1
Tentando ampliar a oferta desportiva e associativa, anunciado na imprensa que iria nascer uma nova agremiação desportiva, denominada “Clube Náutico Trofense”, uma instituição que nascia da vontade de meia dúzia de jovens, tendo uma secção de natação e de remo, para servir de apoio ao desenvolvimento da prática da educação física na Trofa.2 Contudo, sobre este projeto desportivo, não houve mais informações.
No ano de 1951 seria fundado um dos elementos mais marcantes da sua cultura popular, como também um símbolo de afirmação além portas, a sua Banda de Música que seria um dos seus maiores embaixadores locais até ao presente (2018).3
Termina a “viagem” pelas crónicas da história da Trofa relativamente à cultura e ao lazer operário, um importante tema da sua história, atendendo ao passado da Trofa ligado de forma intrínseca ao desenvolvimento industrial.

Facebook:
josepedroreishistoriador

1 “Inauguração do clube”
O Trofense, março 20, 1932

2 “Clube Náutico Trofense”
O Trofense, março 19, 1932

3 “10º aniversário da Banda da Trofa” Jornal da Trofa,
agosto 19, 1961

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 661

Savinor com selo “Sabor do Ano”

Publicado

em

Por

“Este reconhecimento é fruto de um trabalho de equipa e é mais uma prova da qualidade dos nossos produtos”. Foi desta forma que António Isidoro, CEO do grupo Soja de Portugal, reagiu à distinção da empresa Savinor com o Selo Sabor do Ano 2018. O reconhecimento foi feito no dia 8 de fevereiro, no Time Out Market, em Lisboa, e a representar a empresa e para receber o prémio esteve Artur Tomás, diretor comercial da Savinor.
Este estatuto, criado pela Monadia – representada em Portugal pela Global Quality Iberia -, é apresentado como um prémio baseado “nas qualidades gustativas de consumidores habituais” de determinados produtos, que definem os atributos em análise no estudo de acordo com as suas exigências. Segundo fonte da empresa sediada em Covelas, no concelho da Trofa, o título foi alcançado após “comparação diretamente com os principais concorrentes do mercado, alcançando a melhor pontuação em todos os critérios de avaliação na sua categoria”.
Para António Isidoro, este prémio “comprova também o porquê” de a Savinor “ter alcançado o patamar de referência para o consumidor português”.

Continuar a ler...

Edição 661

Domingos Ferreira vence em Braga

Publicado

em

Por

O guidoense Domingos Ferreira venceu o 1.º Duatlo Cross de Braga, no domingo, 18 de fevereiro. O atleta conseguiu destacar-se na categoria Open e na classificação geral da prova, defendendo as cores da equipa amadora Ruprec Team. A competição estava inserida na prova inaugural do Campeonato Nacional de Clubes Cross. O duatlo com a distância sprint contou com um percurso de BTT com algumas zonas de subidas acentuadas.
Nascida este ano, a equipa de BTT Ruprec Team é composta por corredores de Alvarelhos, Guidões, Lousado e Joane. “Criei a equipa para conseguir que amigos pudessem ter apoio para competir a este nível, uma vez que as despesas são muitas. Contamos com patrocinadores maioritariamente da Trofa, a quem agradeço a oportunidade que nos dão de praticar a modalidade e elevar o nome do concelho, como o Domingos fez no domingo”, explicou o responsável da Ruprec Team, Daniel Santos.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);