O I Grande Prémio Forave, que decorreu sábado no Lago Discount, em Vila Nova de Famalicão, saldou-se por um enorme sucesso, não só pela elevada adesão de concorrentes, como também pela saudável competição que pautou toda a tarde. Inserida nas Festas Antoninas do concelho, a prova de carros de rolamentos encheu a Avenida Central e os organizadores (Associação para a Educação Profissional do Vale do Ave) prometem voltar no próximo ano. Bruno Azevedo e Marlene Araújo, ambos da Forave, foram os grandes vencedores do dia, tendo Susana Silva, directora de marketing do Lago, entregue o prémio à equipa feminina.

Numa tarde de sol quente e com muito público ao longo do percurso, o I Grande Prémio Forave foi bastante  renhido e houve mesmo necessidade de várias mangas de desempate. Três horas depois do início da prova, Bruno Azevedo revelou-se o mais veloz nas descidas, tendo João Pedro Maia e Hugo Silva ocupado os dois restantes lugares do pódio. "O espaço do Lago é óptimo para fazer este tipo de provas, embora eu nunca tenha andado de carrinho de rolamentos até hoje", disse Bruno Azevedo, de 17 anos, que revelou ter grande apetência pela disciplina de mecânica.

De resto, um dos objectivos desta prova era o de fomentar o interesse nos jovens pelas áreas da mecânica e da formação profissional, numa região em que a procura excede largamente a oferta. Embora a mecânica não seja a sua disciplina de eleição, Marlene Araújo, vencedora da prova feminina, também confessou ser uma estreante a andar de carros de rolamentos, divertimento que troca de bom grado pelas ofertas do Lago Discount. "Tem muitos e bons divertimentos e passa-se bem o tempo aqui", adiantou.

Para Susana Silva este I Grande Prémio Forave constituiu uma excelente oportunidade para voltar a realçar não só as excelentes condições de que o Lago Discount dispõe para eventos deste género, como ainda para associar o espaço a causas sociais. "Queremos estar sempre ligados a iniciativas que sirvam para engrandecer a região, para contribuir para o seu desenvolvimento social. Além de ser uma boa oportunidade para dar a conhecer ainda mais o Lago, é também uma forma de dinamizar este magnífico espaço", disse Susana Silva.