quant
Fique ligado

Edição 674

Correio do leitor por Maria Emília Cardoso

Avatar

Publicado

em

Sá Carneiro – um político com valores
Se fosse vivo, Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro faria hoje 84 anos pois nasceu no Porto, em Santo Ildefonso, a 19 de julho de 1934.
A sua família pertencia à alta burguesia católica do Porto. O pai era o advogado José Gualberto Chaves Marques de Sá Carneiro, natural de Barcelos, e a mãe era Maria Francisca Judite Pinto da Costa Leite, natural de Salamanca, filha do 2.º Conde de Lumbrales.
Licenciado em Direito (Faculdade de Direito de Lisboa, 1956), tinha escritório de advocacia na Rua da Picaria, no Porto, perto da casa de família.
Interessou-se pela política através da sua ação em grupos católicos.
Advogado e político, Sá Carneiro foi o fundador e líder do PPD/PSD.
Foi deputado da Ala Liberal, durante o antigo regime.
Foi, ainda, Primeiro-Ministro de Portugal entre janeiro e dezembro de 1980, quando faleceu na Tragédia de Camarate, em 4 de dezembro.
São poucas as personalidades do século XX português que tenham tido um percurso de vida tão rico e entusiasmante. A sua morte repentina e enigmática fez dele um dos grandes mitos portugueses do século XX.
O seu caráter forte e espírito de pensamento independente levaram a que fosse algumas vezes contestado. Foi um homem polémico, intenso e obstinado, mas também apaixonado, dedicado, inteligente e visionário.
Francisco Sá Carneiro ainda hoje é glorificado enquanto estadista de convicções fortes e pensamento livre e os seus princípios orientadores são seguidos e admirados por uma legião cada vez maior de portugueses que vêm nele um exemplo de político de causas e imune à corrupção.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...