quant
Fique ligado

Desporto

“Consórcio associativo” dá origem a competição supramunicipal

Publicado

em

Estão lançadas as bases para um “consórcio associativo” na região com a criação da Taça Intermunicipal MKA, em futsal. A competição, que foi apresentada publicamente, no dia 12 de dezembro, em Famalicão, agrega a Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão, a Associação de Futebol Popular da Trofa e o Concelhio de Santo Tirso, o que lhe confere o conceito supramunicipal, associando-se à marca de equipamentos e material desportivo MKA, que é o patrocinador principal.

Nesta fase experimental a Taça Intermunicipal abrange os escalões masculinos de seniores e de veteranos (entre Famalicão e Trofa) e o escalão de seniores femininos (entre Trofa e Santo Tirso).

No caso dos seniores e veteranos masculinos a prova têm acesso às provas as equipas que, na época anterior, ficarão nos primeiros quatro lugares nas competições internas de cada município. Nestes escalões, a Taça Intermunicipal desenrola-se por eliminatórias, a duas mãos.

A competição feminina desenrola-se em moldes diferentes, envolvendo todas as equipas de futsal feminino dos concelhos da Trofa e Santo Tirso. A prova inicia-se, assim, com uma fase regular de duas séries, a uma só volta, sendo os dois primeiros classificados de cada série a disputar as meias-finais.

A final de seniores e veteranos masculinos e seniores femininos acontecem no final da época desportiva, em meados de Maio e Junho. Esta época o jogo decisivo de cada escalão será disputado na Trofa, mas a ideia é alternar as finais pelos municípios envolvidos, uma vez que o projeto pretende ser alargado a outros municípios, nomeadamente Maia e Vila do Conde.

Além do troféu de campeão intermunicipal estará ainda em jogo outros prémios a divulgar oportunamente. Serão ainda atribuídos prémios individuais.

A apresentação da nova competição contou com a participação dos dirigentes das organizações concelhias (AFSA, AFPT e Concelhio de Santo Tirso), dos representantes de todas as equipas envolvidas, do Chefe de Divisão de Desporto na Câmara da Trofa, Artur Costa, e do vereador do Desporto na Câmara de Famalicão, Mário Passos.

Publicidade

Em representação do município da Trofa, Artur Costa felicitou o arrojo das associações para lançar um projeto desta envergadura, sublinhando a importância do futsal amador. “Está aqui a nascer um evento que vai dar muito que falar. É o primeiro passo de um projeto vencedor e estou certo que outros municípios a ele vão aderir”, frisou o chefe de Divisão do Desporto da autarquia trofense, notando que a verdadeira essência da modalidade não está na competição federada, mas nas provas amadoras. “Este evento vai fazer história, vai envolver mais associações e vai trazer mais competitividade. É uma das coisas mais arrojadas e interessantes que temos assistido e fico muito feliz por ver que as associações desportivas estão a derrubar as barreiras que ainda existem entre Santo Tirso e Trofa”, vincou Artur Costa.

O vereador do Desporto na Câmara de Famalicão, Mário Passos, considera que esta iniciativa vai contribuir para aumentar o número de praticantes de uma modalidade nos concelhos envolvidos. “Os campeonatos vão tornar-se mais interessantes, até do ponto de vista mediático e isso vai trazer mais pessoas para a prática desportiva”, vincou o autarca, enaltecendo o pioneirismo deste consórcio de associações desportivas.

“Não decidiram criar uma nova associação, nem contratar uma empresa para realizar esta prova. O que temos são três organismos, um de cada concelho, no futuro juntar-se-ão outros, envolvidos na construção de um projeto. Estamos perante um bom modelo até de gestão do território. É um consórcio associativo que nunca ouvi falar mas que aqui está a acontecer”, sustentou Mário Passos.
A Taça Intermunicipal arranca já no próximo sábado, com a 1.ª mão da 1.ª eliminatória dos seniores masculinos. O sorteio ditou os seguintes confrontos: Paradela-Aderm; Cajada-Acrabe; Team Lantemil-Pedome; e Castelões-Maganha. A segunda mão é a 29 de dezembro.
Os veteranos jogam a 1.ª mão a 4 de janeiro de 2019 com os seguintes jogos: (Famalicão: Covense, Grac, S. Mateus e Flor do Monte; Trofa: Team Lantemil, Coronado, S. Romão e Acrabe). A segunda mão dos veteranos é a 22 de fevereiro.

Já as datas da competição feminina (Santo Tirso: Castrinhos, Areal, Rebordões FC, Lama, Tarrio e Rancho Rebordões; Trofa: Coronado, Guidões, Asas, Acrabe, Inter Milheirós e S. Mamede) ainda estão a ser alinhadas.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Desporto

Abrem hoje as inscrições para o Trofa Urban Race

A prova tem como centro nevrálgico a Alameda da Estação, com um circuito fechado de seis quilómetros, e este ano terá “muitas novidades, quer no percurso, quer em toda a envolvente”.

Publicado

em

Por

Depois de dois anos de interregno forçado por causa da Covid-19, a 4.ª edição do Trofa Urban Race tem regresso marcado para 25 de junho. As inscrições abrem esta terça-feira, às 20h00, no site da organização.

“Estamos aqui com todas as energias para continuar o sucesso da última edição e, dado ao grau de satisfação de quem participou, ficou sentenciado que esta festa do BTT é para continuar a fazer”, refere, na mesma página, a Associação Recreativa de Paradela, entidade organizadora do evento.

Marcada para o último sábado de junho, a prova tem como centro nevrálgico a Alameda da Estação, com um circuito fechado de seis quilómetros, e este ano terá “muitas novidades, quer no percurso, quer em toda a envolvente”. “Está., desde já, garantido um dia de festa na modalidade do BTT no centro da cidade da Trofa”.

Continuar a ler...

Desporto

Bougadense empata em jogo com três juniores na convocatória

Neste jogo, o Bougadense contou, no plantel convocado, com três juniores e um deles alinhou, inclusive, no “onze” inicial.

Publicado

em

Por

O Bougadense empatou, este domingo, a uma bola diante do FC Lagares, em jogo a contar para a 16.ª jornada da série 2 da Divisão de Honra da Associação de Futebol.

Este empate coloca a formação de Santiago de Bougado no 9.º lugar, com 20 pontos.

Neste jogo, o Bougadense contou, no plantel convocado, com três juniores e um deles alinhou, inclusive, no “onze” inicial.

Este acontecimento foi motivo de regozijo por parte do departamento de formação do clube que, em comunicado, sublinhou que esta secção “foi totalmente remodelada” esta temporada.
“Este departamento trabalha de um modo sério, competente, consistente e rigoroso. Orgulha-se de honrar todos os seus compromissos e luta para uma constante melhoria das condições para os seus atletas. Vê assim premiado o seu trabalho e dedicação, com uma aposta séria e permanente do atual treinador da equipa sénior, o mister Tiago Velho. Somos um clube pequeno, mas com objetivos bem definidos. Apesar de termos triplicado o número de atletas em poucos meses, o nosso objetivo principal continua a ser formar bons atletas e excelentes cidadãos”, referiu Pedro Carvalho, elemento da estrutura.

Foto: arquivo

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também