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Ano 2008

Comboios rápidos só depois das obras de renovação

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As obras na Trofa e o atraso na renovação das linhas entre Ermesinde e Campanhã estão a afectar a Linha do Minho. Por isso, até 2013 as viagens rápidas entre as cidades de Braga e do Porto ainda vai ser uma "miragem".

   O Alfa será, até 2013, o único comboio a fazer o percurso entre Braga e Porto em 40 minutos. Isto porque as obras de duplicação da linha do Minho, entre as duas cidades ainda não estão concluídas e assim será impossível a redução do tempo de 47 minutos de viagem dos comboios suburbanos.

A rede ferroviária entre Braga e Porto encontra-se "estrangulada" entre as estações de Ermesinde e de S. Bento, segundo a CP e a REFER, citadas pelo JN. Porque dos projectos sobre as estruturas definidos em 1994 só avançaram no canal da Trofa, com uma derrapagem de um mês e onde as obras só estarão concluídas em Janeiro de 2009.

A Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto (CULBP) mostra-se então preocupada e num debate realizado, em Braga, sob a temática "Transporte Público Ferroviário", adiantou o inicio de um estudo sobre os horários dos comboios, com o objectivo de encontrar um sistema integrado de circulações mais rápidas. "Esperamos concluir este estudo em Setembro, o qual será entregue à CP, tentando, desta forma, dar o nosso contributo para a melhoria do transporte ferroviário, principalmente, no troço entre Ermesinde e S. Bento, onde se verifica o efeito de afunilamento de outros circulações provenientes das linhas do Douro e de Guimarães", explicou José Pedro Santos, representante da CULBP, ao JN.

Um representante da REFER, Carlos Reis, admite que, tecnicamente, a redução de tempos de viagem dos comboios entre as cidades de Braga e Porto é possível, no entanto, diz existir, actualmente, uma dificuldade no reajustamento das circulações na Linha do Minho, por "estrangulamento" da rede ferroviária.

Carlos Reis explicou ainda que "neste momento, verificam-se 60 circulações diárias, nos dois sentidos, o que dá uma média de quatro a cinco comboios por hora, o que gera dificuldades de viagens mais rápidas".

 

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Comissão de Utentes cria Associação Comboios Século XXI

 

A Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto, da CP – Comboios de Portugal, vai constituir, durante o mês de Julho, a Associação Comboios Século XXI (ACSXXI).
"A associação não tem fins lucrativos e tem como objectivos defender e melhorar o transporte ferroviário", adiantou António Cândido de Oliveira, membro da Comissão Instaladora, citado pelo Correio do Minho.

Actualmente com 16 sócios, associação pretende realizar conferências e seminários sobre as redes ferroviárias nacionais. "Uma associação destas tem que ter uma perspectiva muito mais ampla. A cidade de Braga tem uma perspectiva nacional e internacional. O transporte ferroviário para Norte, por exemplo, para Vigo e Santiago de Compostela, na Galiza, envergonha-nos", afirmou Cândido de Oliveira.
A primeira acção da nova associação foi uma reunião, que decorreu esta segunda-feira, no Governo Civil de Braga, onde esteve em destaque o estrangulamento da linha na Trofa e a quadriplicação de vias entre Ermesinde e Contumil, na zona do Porto. Nesta reunião participaram ainda os representantes de vários partidos políticos: Carlos Almeida do PCP, João Delgado do Bloco de Esquerda, Ricardo Gonçalves e Isabel Jorge do PS, Jorge Pereira do PSD e Manuel Rocha do CDS.

Quanto à Trofa, foi feito um ponto da situação das obras que estão a decorrer, e que devem estar concluídas em 2009. Para Cândido de Oliveira, esta situação resulta da falta de planeamento. "No caso da Trofa, as obras já deviam estar concluídas em 2004, quando se procedeu à modernização e duplicação da via até Braga. Em relação a Ermesinde – Contumil, ainda não há nada de concreto. Há aqui alguns problemas de falta de planeamento adequado".

Satisfeita com os resultados da primeira reunião a associação prevê a próxima reunião, com os diferentes partidos, para daqui a seis meses.

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Ano 2008

Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

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 Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.

 José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.

O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.

O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.

Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.

O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.

As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.

A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.

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Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.

O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.

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Ano 2008

Campeonato nacional é objectivo a alcançar

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Juniores do Trofense lideram campeonato

 Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.

 O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.

Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.

Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.

O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.

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Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.

O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.

O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.

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