quant
Fique ligado

Edição 602

Colégio e Secundária são as escolas mais bem posicionadas na Trofa

Avatar

Publicado

em

Colégio da Trofa, Escola Secundária e Escola Básica Professor Napoleão Sousa Marques são, segundo o Ranking do jornal Público/ Católica Porto Business School, as escolas mais bem posicionadas no concelho da Trofa. O Notícias da Trofa foi tentar perceber junto dos diretores a avaliação que fazem do ensino nas suas instituições para as tornar as melhores do concelho.

No Ranking do Público/ Católica Porto Business School, que avalia as médias escolares, tendo em conta os resultados obtidos pelos estudantes nos exames nacionais, o Colégio da Trofa aparece como a instituição de ensino melhor classificada a nível concelhio. Ao nível do ensino básico, o Colégio aparece na posição número 56, com uma média de 3,55, e no ensino secundário surge em 54.º lugar, com 11,90 de média.
Estes resultados “mais não são do que a confirmação do trabalho que se tem vindo a desenvolver” no Colégio da Trofa, afirmou o diretor da instituição, Manuel Pinheiro, que se mostrou “muito satisfeito” com as classificações do Colégio. “Só nos responsabiliza e motiva para fazer mais e melhor, que é o nosso grande objetivo”, acrescentou. Os bons resultados são “a resposta que (o Colégio) tem que dar, porque, de outra maneira, não havia razão para que os pais optassem pelo ensino particular”.
“O grande profissionalismo, em termos de gestão dos professores e dos funcionários, e uma dedicação muito grande” são a chave do sucesso. Estes rankings escolares “não são o único indicador para o trabalho que as escolas fazem, sejam públicas ou privadas, mas são um elemento importante e permitem modificar as estratégias, atitudes e trabalho, no sentido de obter melhores resultados. Isto é bom para todos”, concluiu o diretor. Apesar dos bons resultados, o Colégio da Trofa quer “fazer melhor”.
No que ao ensino público diz respeito, a Escola Secundária da Trofa ficou em 64.º lugar (com média de 11,79) e a Escola Básica Professor Napoleão Sousa Marques, com uma média de 2,93, ficou na 309.ª posição.
A Secundária da Trofa “está no bom caminho, consolidando o trabalho de anos anteriores”, afirmou o diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa, Paulino Macedo. O diretor do Agrupamento, onde também se inclui a Escola Básica Napoleão Sousa Marques, considera que “os resultados dos alunos situam-se acima das médias nacionais”, falando de “taxas de sucesso positivamente acentuadas, acima do esperado para as escolas situadas em contextos sociais e económicos idênticos”. Para Paulino Macedo estes resultados são “fruto do trabalho diário dos alunos, do profissionalismo dos professores, do empenho e dedicação dos funcionários, sem esquecer a envolvência das famílias no acompanhamento dos seus educandos”. Ainda assim, “o posicionamento das escolas do Agrupamento de Escolas da Trofa, no 1.º terço do ranking nacional, não o deixa “satisfeito” mas serve de “incentivo para continuar um trabalho de melhoria constante em favor dos alunos”.
O diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa não se preocupa “demasiado com os rankings” mas antes com “qualidade do ensino”, servindo estes rankings para “medir alguns parâmetros”. Paulino Macedo afirma não ser “possível medir a qualidade de uma escola e do ensino que lá se ministra através de um instrumento quantitativo apenas”, evidenciando a ausência de aspetos como “os índices de indisciplina ou as condições físicas da escola, o número de alunos apoiados pela ação social ou o contexto cultural e socioeconómico em que a escola se insere”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...