O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalou-se esta quarta-feira, quando a maioria destes cidadãos continua excluída do exercício de direitos e é discriminada no acesso em condições de igualdade ao ensino, emprego, habitação e transportes.

A afirmação é da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), que, em comunicado, refere que as promessas de combate à exclusão social e de promoção de uma sociedade inclusiva não têm tido tradução prática em Portugal, na adopção de políticas públicas que garantam “a satisfação efectiva das necessidades específicas” das pessoas com deficiência.

Segundo a CNOD, os portugueses portadores de deficiência vivem o dia-a-dia com falta de acessibilidades, maiores gastos com a saúde, maior dificuldade na obtenção de posto de trabalho e no acesso ao ensino.

Foto arquivoPortugal foi dos primeiros países a assinar em 2007 a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos das pessoas com deficiência, mas falta ainda a sua ratificação em sede parlamentar.

Fonte do gabinete do ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva, disse à Agência Lusa que a convenção seguiu para a Assembleia da República logo após a assinatura em Nova Iorque, em Março de 2007, mas aguarda ainda agendamento para ratificação.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência realiza-se desde 1998, por iniciativa da ONU, e tem como principal objectivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Trofense e autarquia associam-se ao Dia Internacional

O plantel sénior do Clube Desportivo Trofense vai proporcionar uma tarde diferente aos alunos da APPACDM da Trofa. O emblema da Trofa associou-se ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado esta quarta-feira, e vai realizar um jogo convívio de futsal com os utentes desta associação, esta quinta-feira, pelas 14 horas, nas instalações da APPACDM.

A autarquia também se associa às comemorações colaborando com a APPACDM nas actividades que decorrem até cinco de Dezembro.A cerimónia de abertura das Comemorações decorreu esta quarta-feira com a actuação do Rancho Folclórico da APPACDM da Trofa.

Às 15 horas teve lugar a apresentação do CD gravado pelos utentes e colaboradores da APPACDM da Trofa. Todas estas actividades contam com a presença dos alunos das escolas EB2/3 e Secundária da Trofa e terminaram com um lanche convívio, pelas 16 horas.

O dia 4 de Dezembro será passado na APPACDM da Trofa, onde se realiza o jogo/actividade de Futsal entre a APPACDM da Trofa e equipa sénior do Clube Desportivo Trofense, às 14 h e os jogos de Boccia entre a APPACDM da Trofa e alunos do Externato N.ª Sr.ª das Dores às 15 horas.

Esta actividade conta com a presença do campeão de Boccia nos Jogos Paralímpicos, Carlos Macedo. Às 16 horas, há um lanche convívio nas instalações da APPACDM da Trofa.

No dia 5 de Dezembro, último dia das comemorações, é lançado o convite aos jovens do ensino especial a passarem uma tarde na APPACDM da Trofa, a partir das 14 horas, e realizarem as várias actividades que lá se desenvolvem diariamente. Às 16 horas terá lugar o encerramento das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.