quant
Fique ligado

Ano 2010

Cicloturistas do Coronado pedalam por Portugal

Avatar

Publicado

em

A União de Ciclismo do Coronado conta com 25 elementos que durante o ano pedalam por todo o país. Objectivo da associação é “promover a prática de cicloturismo”.

Não é uma das maravilhas do Mundo nem sequer de Portugal, no entanto nasceu a 7 de Julho de 2007 e faz as maravilhas dos ciclistas que a compõem. A União de Ciclismo do Coronado (UCC) nasceu um pouco por acaso, quando “três amigos combinavam uns passeios de bicicleta pelo concelho e arredores”, explicou o presidente Mário Maia. “Todos os fins-de-semana lá ia mais um amigo com eles e assim sucessivamente, até que no dia 7 de Julho de 2007 resolveram fazer um passeio maior com destino ao Leitão da Mealhada (Casa Virgílio). Na altura éramos cerca de 11 ciclistas”, contou.

Hoje, a UCC conta com 25 ciclistas com idades compreendidas entre 14 e 65 anos.

Entre muitas deslocações, os atletas já contam idas aos míticos percursos com destino à Serra da Estrela, Senhora da Graça (Mondim de Basto), Nossa Senhora da Assunção (Santo Tirso) e Penha (Guimarães).

O grupo tem ainda uma deslocação anual a Fátima e a Amarante (este encerra a época e tem data marcada para 13 de Novembro), participando ainda nas “voltinhas de domingo” da Associação de Cicloturismo do Norte. “Já representámos o concelho em Vila Nova de Foz Côa, onde colocamos três atletas nos cinco primeiros lugares nas rampas de Chãos do Côa com inclinações de 9 por cento durante três quilómetros”, referiu Mário Maia.

A freguesia “não conhece a associação porque está pouco divulgada”, explicou o presidente. “Todos nós trabalhamos e não há grande tempo para o fazer, embora já tenhamos participado num cortejo de Carnaval, promovido por outra associação na freguesia, e vencido o primeiro prémio”.

O clube tem as portas abertas para novos elementos e quem estiver interessado pode dirigir-se ao Restaurante S. Romão, aos domingos, e falar com Mário Maia.

“Tentamos promover a prática do cicloturismo e isso é bom para toda a população”, considera o presidente.

Todos os membros da associação pagam uma quota mensal, que depois é utilizada para fins de interesse de todos os que fazem parte da UCC.

Publicidade

Mário Maia considera que “está na hora” de também a UCC fazer um encontro anual promovido pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, “que já se dispõe a ceder uma das salas da ASCOR para as reuniões da associação”, concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...