quant
Fique ligado

Edição 696

CICCOPN reforça formação para responder à procura das empresas de construção

Avatar

Publicado

em

O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) está a abrir inscrições e a reforçar o número de formações para responder à elevada procura das empresas, devido à falta de profissionais no setor da construção civil.

O setor da Construção Civil e da Reabilitação Urbana apresenta uma elevada importância, estando a viver um período de crescimento. Segundo o comunicado, “estima-se que faltem milhares de operários de construção civil em Portugal, sendo que em 2018 era apontada a existência de mais de 60 mil vagas por preencher”.

Rui Valente, diretor do CICCOPN, afirma que “ao concluir um ciclo do ensino profissional, alguns formandos optam por seguir para o ensino superior, enquanto outros seguem para o mercado de trabalho”, estes últimos, graças à “recuperação do setor da Construção”, “seriam facilmente absorvidos pelas empresas, dada a escassez de mão-de-obra qualificada disponível nessas áreas”.

O diretor do CICCOPN reforça a relevância e a qualidade do ensino profissional, lembrando que “este tipo de ensino faz uma aposta na qualificação profissional específica dos jovens, proporcionando apoios à sua frequência, por exemplo, almoço gratuito, subsídio de transporte, bolsa de profissionalização e em grande parte das situações é uma formação totalmente gratuita, tendo os formandos acesso a toda a documentação necessária, sem qualquer custo. No caso do CICCOPN, é igualmente disponibilizado um regime de alojamento”.

Como forma de combater esta falta de especialistas, o CICCOPN vai iniciar diversos cursos na modalidade de aprendizagem, que decorrerão em horário laboral (9.00h às 17.00h), com a duração de dois anos letivos e meio, concedendo o nível 4 de certificação profissional e a equivalência ao 12.º ano de escolaridade. Estas formações são destinadas àqueles que terminaram o 9.º ano de escolaridade e têm menos de 25 anos de idade. Estão disponíveis os cursos de Técnico Administrativo, Técnico de Informática – Sistemas, Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Obra /Condutor de Obra e Técnico Instalador de Sistemas Térmicos de Energias Renováveis.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...