quant
Fique ligado

Ano 2010

Cenfim certifica 38 adultos

Avatar

Publicado

em

O Centro de Novas Oportunidades do Cenfim da Trofa, entregou os certificados/diplomas aos 38 adultos que obtiveram a certificação de Nível Básico e Secundário.

“Nunca é tarde para aprender e ter uma vida melhor”. Foi esta a máxima seguida por 38 homens e mulheres que concluíram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no Centro de Novas Oportunidades do Cenfim da Trofa.

O dia 30 de Julho é uma data que ficará marcada para sempre na memória dos 38 adultos que completaram a sua formação e concluíram o 9º ou o 12º ano. Patrícia Lopes de 33 anos, é um desses casos e recebeu o certificado/diploma de Ensino Básico por completar o 9º ano de escolaridade. Veio “empurrada pelo marido” que também tinha de concluir o Ensino Básico e juntos venceram mais uma etapa “difícil”, mas que “correu bem”. “Acabou por ser mais fácil, porque nos ajudamos mutuamente”, confessou.

A história foi corroborada pelo marido Paulo Ribeiro, com 35 anos, que apostou na formação para poder melhorar a qualidade do seu trabalho. “Na minha área de trabalho necessitava de mais conhecimentos ao nível de electrónica, mecânica e vim ter formação para conseguir ter as competências”, explicou o mecânico de frio (Técnico de Refrigeração e Climatização). O responsável pela empresa onde trabalha incentivou-o a inscrever-se e Paulo avançou para “concretizar um sonho”.

Mas este sonho, de acordo com Joana Lima, presidente da autarquia trofense, não deve terminar. A edil incentivou os formandos a continuar os seus percursos nos estudos, dando como exemplo o seu caso, que depois dos 30 anos frequentou a Universidade para completar a formação académica em Relações Internacionais.

Joana Lima considerou o Cenfim como “uma referência ao nível da formação profissional”. “É um gosto para mim, enquanto presidente da Câmara ter uma escola com esta dimensão e categoria no nosso concelho”, acrescentou. Ao Cenfim da Trofa chegaram adultos para concluir o RVCC de Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Santo Tirso e também do concelho, o que para a edil “é prova de que o Cenfim tem uma expressão a nível regional muito forte”.

Esta não foi a primeira vez que Branco Rodrigues, director do Cenfim da Trofa entregou certificados a adultos, mas desta vez junto com o diploma foi entregue também um cheque de 25 horas de formação gratuita na instituição. “É um incentivo para que as pessoas pensem e quando um dia surgir a oportunidade de fazer uma formação específica, pensem que têm ali pelo menos um cheque de 25 horas”, explicou.

Há 22 anos a formar na Trofa, Branco Rodrigues agradeceu as palavras de apoio de Joana Lima: “Da parte da senhora presidente tem havido um apoio muito grande à formação profissional porque reconhece que a formação profissional é o caminho para que Portugal possa evoluir”.

As empresas também começam já a apostar na formação dos seus funcionários e muitas são as que recorrem aos Centros de Novas Oportunidades para poderem elevar a qualidade dos serviços prestados aos clientes. A Iberoeleva foi uma das empresas trofenses que apostou na formação de cinco funcionários que receberam o diploma na presença do responsável da empresa, que fez questão de presenciar o momento.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...