quant
Fique ligado

Ano 2007

Casa de Camilo recebe música clásica e abre atè à meia-noite

Avatar

Publicado

em

A Casa-Museu Camilo Castelo Branco, uma unidade que integra a Rede Portuguesa de Museus e que é gerida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, assinala, na próxima sexta-feira, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema "Museus e Património Universal", com um conjunto de iniciativas culturais. Na noite de 18 para 19, a Casa-Museu de Camilo associa-se também às comemorações de "La Nuit des Musées" (A Noite dos Museus), sob proposta do Conselho da Europa.

 Neste âmbito, a estrutura museológica de S. Miguel de Seide terá as suas portas abertas até à meia-noite, com entrada livre, promovendo um concerto de música clássica com o Grupo "Colegia Ensemble". Durante o dia, a Casa Museu de Camilo desafia todos os visitantes que passarem pelo Museu a participar em ateliers de Origami, isto é, aprender a arte japonesa de dobrar o papel. Esta iniciativa insere-se no âmbito da dinamização da exposição "Hans Christian Andersen", patente no Centro de Estudos Camilianos, em frente à casa-museu. Assim, os participantes irão aprender a criar, a partir de um pedaço de papel quadrado, diversas figuras dos contos do escritor dinamarquês, como "o Soldadinho de Chumbo", "o Patinho Feio", "A Pequena Sereia", entre muitos outros.

QUARENTA E QUATRO CRIANÇAS VIAJAM NO TEMPO

O Museu dos Caminhos-de-Ferro de Lousado, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, por onde passa a Linha do Minho, entre Porto e Braga, e onde começa a linha em direcção a Guimarães, associa-se também às comemorações do Dia Internacional dos Museus, através de diversas actividades promovidas pelo Departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal.

Neste âmbito, 44 crianças da Escola Básica do 1.º Ciclo de Lousado, incluindo as crianças com necessidades educativas especiais, irão participar numa viagem pelo Museu dos Caminhos-de-Ferro, tendo como protagonistas um conjunto de personagens ligadas ao universo ferroviário, como o revisor, fogueiro, maquinista, chefe-de-estação, entre outras, que irão recriar o ambiente típico dos comboios do início do século XX. Por sua vez, a Casa-Museu Soledade Malvar, localizada na Avenida 25 de Abril, na cidade de Famalicão, irá comemorar o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de uma exposição de pintura de Fernanda Aguiar.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...