quant
Fique ligado

Ano 2007

Universidade Sénior de Famalicão na rota de Camilo

Avatar

Publicado

em

      A Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão promoveu na semana passada um passeio pelas Terras Camilianas, isto é, pelas diversas localidades por onde passou o romancista Camilo Castelo Branco, e que foram eternizadas nas suas obras literárias. Os mais de 50 alunos seniores saíram de Vila Nova de Famalicão de manhã cedo, seguindo a rota de Camilo em direcção a Trás-os-Montes, onde o escritor passou parte da sua infância e adolescência.

 Sempre com a obra camiliana na bagagem e recorrendo a ela com bastante frequência, os alunos foram recebidos nos Paços do concelho de Vila Real, seguindo depois para Vilarinho de Samardã, para onde Camilo foi viver em 1839, com a sua irmã mais velha e onde recebeu uma educação irregular através de dois padres de província. Daqui partiram para Ribeira de Pena, onde visitaram entre outros locais a igreja onde Camilo casou aos 16 anos com Joaquina Pereira.

      "Foi um passeio muito enriquecedor a nível cultural e histórico", salientou a propósito a presidente da Universidade Sénior, Fernanda Costa. E acrescentou: "Todos sabíamos que, para além de Famalicão, havia outras terras com acervos e memórias camilianas muito fortes, por isso foi interessante visitar estes locais, por onde passou Camilo e que são muitas vezes citados na sua obra literária".

      Fernanda Costa salientou ainda que a viagem superou as expectativas dos seniores. "Foi um passeio muito animado, onde foram fortalecidas as relações de amizade e confraternização entre os alunos, professores e funcionários da Universidade Sénior".

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...