quant
Fique ligado

Edição 507

Casa da Cultura acolhe exposição do (Re)Inserir

Avatar

Publicado

em

Casa-da-Cultura

Casa-da-Cultura
Presépios em cerâmica e pinturas de acrílico são as obras que fazem parte da mostra fruto dos participantes do programa (Re)Inserir, que desenvolve atividades lúdico-pedagógicas para ex consumidores de álcool e drogas em fase de tratamento ou já recuperados.
“O objetivo é exatamente dar a conhecer o projeto mas, acima de tudo, sensibilizar diferentes públicos e a comunidade em geral para esta problemática”, contou Gilda Torrão, diretora geral da ASAS, que integra o CCT. Por outro lado, explicou, “pretendemos que as pessoas que nós acompanhamos, seja a equipa, seja os nossos beneficiários, todos estes artistas que tivemos, sintam o seu trabalho visto, reconhecido”.
As artes e a expressão plástica são, segundo Gilda Torrão, “importantes” para a reinserção destas pessoas.
A ideia é fazer com que os trabalhos destes artistas cheguem a “todas as freguesias” do concelho da Trofa. Os restantes locais da exposição serão escolhidos pelos participantes que são “voz ativa” nas decisões. Para já, o “Aquaplace” e o “Centro Comercial da Vinha” serão possíveis pontos por onde a mostra irá passar. “A ASAS, através destes nossos artistas, vai contactar todos os presidentes de Junta para ver, nas suas freguesias, em que locais é que este projeto poderia chegar, seja na escola, seja um centro paroquial, seja um grupo etnográfico, seja uma casa do povo, seja um parque ao ar livre…” esclareceu a diretora da ASAS, admitindo que “mais tarde”, gostava de a fazer “ao ar live”.
Contudo, o processo de negociação entre os beneficiários e as entidades onde querem expor é para já o “mais importante”.
Recorde-se que o projeto (Re)Inserir na Trofa é uma iniciativa da ASAS, que este ano comemora o seu 20º aniversário e é desenvolvido no âmbito do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), que supervisiona o projeto. Para além das artes, o programa inclui outras atividades como desporto e bem estar.
Em jeito de conclusão, Gil Torrão adiantou que os utentes têm agora em mãos a “criação do logo do próprio projeto”.
A exposição estará patente na Casa da Cultura até ao dia 31 de janeiro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...