quant
Fique ligado

Ano 2008

Carnaval de Famalicão recebe milhares de foliões

Avatar

Publicado

em

Nos últimos anos, Vila Nova de Famalicão tem sido o ponto de encontro de milhares de foliões do Norte do País, que escolhem esta cidade para viver um Carnaval tipicamente popular. Marcado pela participação espontânea e divertida das pessoas, o Carnaval de Famalicão celebra-se na noite de 4 para 5 de Fevereiro, uma das mais longas e animadas noites do ano, na cidade. Neste dia, é quase proibido sair sem máscara ou traje, e as ruas enchem-se de cor, criatividade e muito humor. E como no Carnaval ninguém leva a mal, muitos aproveitam esta oportunidade para pregar partidas e brincar com os transeuntes, criando um ambiente de verdadeiro entusiasmo e alegria.

 O desfile e concurso de máscaras é o ponto alto da noite, com os foliões a incarnarem de forma teatral as suas personagens, divertindo a plateia. Esta festa genuinamente popular é complementada pela Câmara Municipal com um programa de animação repleto de música e dança, promovido na zona circundante ao Parque da Juventude e à Praça 9 de Abril e englobando essencialmente a Rua Luís de Camões e a Rua Luís Barroso, locais há vários anos escolhidos pelos famalicenses para a festa, dado que foi em torno da animação nocturna daquela zona que tudo começou nos anos noventa.
Assim, a animação musical, a cargo da banda espanhola de Vigo "D'Tacon", começa pelas 21h30, no palco montado na rua Luís Barroso. Depois haverá o desfile da Escola de Samba "Sócios da Mangueira". Pelas 23h30, acontece o momento mais esperado da noite, que é o desfile e concurso de máscaras. A orquestra "D'Tacon" volta a animar, e o fogo-de-artifício pelas 00h45 enche a noite de cor e luz. Mas, como é habitual, a folia continua noite dentro até de madrugada.

Publicidade

CARNAVAL INFANTIL

Entretanto, na sexta-feira, dia 1 de Fevereiro, as ruas pertencem às crianças, que também fazem questão de participar nesta festa de Carnaval, não deixando os créditos por mãos alheias. Ao todo são cerca de 2000 as crianças oriundas das escolas do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do concelho de Vila Nova de Famalicão, que irão invadir o centro da cidade a partir das 14h30, com o tradicional desfile carnavalesco.
A cor, a alegria, a magia e a irreverência própria dos mais novos tomam conta da cidade e chamam às ruas vários milhares de pessoas – desde familiares até aos simples curiosos – que não querem perder a oportunidade de assistir a este sempre surpreendente espectáculo.
As crianças vão concentrar-se nos jardins dos Paços do Concelho, partindo depois para um périplo através da Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António e Rua Luís de Camões, terminando no Parque da Juventude, onde decorrerão diversos momentos de animação. No final a Câmara Municipal oferece um lanche a todos os participantes.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...