quant
Fique ligado

Edição 510

Carnaval chegou mais cedo a S. Mamede do Coronado

Avatar

Publicado

em

A comissão de festas do Divino Espírito Santo, com o apoio da Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Feira Nova, organizou o desfile de Carnaval e um leilão de oferendas.

“Humbertus Circus” chegou a S. Mamede do Coronado, com a presença de centenas de palhaços coloridos que encheu a principal avenida de cor e alegria. Na tarde de domingo, 8 de fevereiro, decorreu o já tradicional desfile pela Escola Básica (EB) e Jardim de Infância (JI) de Feira Nova, onde não faltaram os foliões.
Bruno, que anda no 2.º ano da EB1 Feira Nova, contou que estava mascarado de “pierrot”, fantasia que ajudou a confecionar, e que é “altamente” participar no desfile de Carnaval. A presidente da Associação de Pais (AP) da EB1/JI de Feira Nova, Marta Alves, denotou que a associação “quis manter o que fizeram durante todos os anos”, sendo que “os miúdos estão habituados a desfilar neste dia”. “Aproveitamos também o facto de irmos à Trofa fazer com outras escolas e fizemos uma amostra do que fizemos nas escolas”, explicou.
O tema escolhido foi “o circo”, porque, segundo Marta Alves, “o palhaço vai trabalhar no circo”. “Achamos que todo este mundo já é um circo, portanto acabamos por usar um tema um bocadinho mais para uma sátira, talvez. Cada um que puxe pela cabeça e chegue lá. (O nome) está percetível”, referiu.
Um grupo de cinco foliões decidiu participar no desfile de S. Mamede “pela folia, divertimento, para esquecer as tristezas e não só”. O grupo mamedense, que participa “sempre” neste desfile, marca presença “onde houver festa”, como na Trofa e S. Romão do Coronado.
O desfile de Carnaval foi organizado pela comissão de festas do Divino Espírito Santo com o apoio da Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Feira Nova. O corso carnavalesco saiu do lugar de Trinaterra em direção às antigas instalações da Pesafil, onde decorreu um leilão. Segundo Paulo Miguel, da comissão de festas, esta é “uma maneira também de proporcionar às crianças de S. Mamede um desfile de carnaval, que possa ser um objeto de parceria e de apoio para a organização da festa”. “Este ano tivemos a sorte de ter um bom dia para o desfile. Acho que correu bem”, denotou, acrescentando que o leilão de oferendas tinha como objetivo “obter algumas verbas para a festa”.
Paulo Miguel asseverou que “se houvesse mais tempo havia muitas mais atividades para fazer”. Contudo, dinamizaram várias iniciativas como “a festa de Natal, ligada ao grupo da catequese, o Santo Amaro e a Feira de Outono”, tendo “em mente fazer muitas mais iniciativas até à altura da festa”. Em “breve” será organizada “a noite da Mulher”. “Iremos ter outras iniciativas que vão ser divulgadas ao longo do tempo e espero que as pessoas continuem a aderir, porque acho que merecem a festa que vão ter, mas a gente também precisa do apoio delas”, concluiu.
O Carnaval regressa à freguesia do Coronado na tarde de terça-feira, 17 de fevereiro, com um desfile a sair do Largo da Estação de S. Romão, pelas 14 horas, até Santa Eulália. Este desfile de carnaval, aberto à comunidade, é organizado pela comissão de festas de Santa Eulália.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...