quant
Fique ligado

Edição 602

Carlos Martins anuncia que Câmara e empresários equacionam “bloquear o concelho”

Avatar

Publicado

em

“A forma de luta já não pode ser paroquiana”. A convicção é de Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia do Muro, que na sessão da Assembleia de Freguesia, a 13 de dezembro, anunciou que está a ser preparada uma ação de protesto que visa “bloquear o concelho”.

“O que se está a fazer, segundo disse o presidente da Câmara, é pegar no processo do metro e da variante e, juntamente com os empresários da Trofa, Maia e Famalicão, bloquearmos o concelho para chamarmos à atenção”, referiu Carlos Martins.
O autarca deu conta que, em reunião com o presidente da Câmara, Sérgio Humberto, foi-lhe “transmitido que o ministro disse que o metro não vinha para a Trofa”. “Sabemos que há dinheiro, cerca de 300 milhões de euros do Orçamento de Estado que vão para Gaia e Gondomar. E sabemos que o ministro disse que o metro na Trofa dava 600 mil euros de prejuízo, mas o mesmo ministro deu os transportes públicos de Lisboa à Câmara e assumiu o passivo de 850 milhões de euros”, afirmou Carlos Martins, que não deixa de ter “esperança” de que a extensão da linha seja uma realidade no concelho.
Na Assembleia, o presidente da Junta anunciou ainda que “as obras no S. Pantaleão vão arrancar”, uma vez que “já estão entregues ao empreiteiro” e as perspetivas são de que “na primavera” estarão concluídas.
As obras no cemitério também “vão começar”, depois de o financiamento camarário ter sido aprovado na Assembleia Municipal. “Vamos começar pela colocação da pérgula em frente à Capela Mortuária. Principalmente no inverno, as pessoas que estão no exterior da Capela sofrem com o frio e com a cobertura enquadrada com a Capela, será possível estarem mais resguardadas”, sublinhou.
Segue-se “a colocação da vedação da parte nova” do cemitério e depois a aprovação, por parte dos técnicos da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), do terreno para dar início ao alargamento.
Numa sessão que ficou marcada pela visita da Juventude Sem Fronteiras do Muro para cantar as boas festas, foi ainda aprovado o regulamento do Polo Cultural Professor Moutinho Duarte, um projeto muito elogiado pelos elementos da Assembleia. Também o grupo de jovens mereceu palavras de apreço pela participação no Orçamento Participativo Jovem, com o projeto que acabou por sair vencedor e que visa a criação de uma sala de estudo na AEBA, no centro da cidade da Trofa.
Foi ainda aprovado, por unanimidade, o orçamento para 2017, sendo que o destaque vai para um valor “extra” de financiamento oriundo da Câmara Municipal de “116 mil euros”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...