quant
Fique ligado

Edição 771

Cantinho da Saúde: Pernas pesadas, cansadas e com dor? Não ignore!

É importante estar atento aos sinais que o corpo nos dá, percebendo que a sensação de pernas pesadas e inchadas não é normal e pode ser mais do que cansaço.

Avatar

Publicado

em

Com maior incidência nas mulheres a partir dos 30 anos, a Doença Venosa Crónica afeta 35% da população, mas muitas pessoas ignoram os sintomas numa fase inicial. É importante estar atento aos sinais que o corpo nos dá, percebendo que a sensação de pernas pesadas e inchadas não é normal e pode ser mais do que cansaço.
Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais possibilidade o doente tem de ter resultados positivos ao tratamento. A Doença Venosa Crónica caracteriza-se por afetar as paredes e válvulas das veias das pernas e dificulta a circulação do sangue para o coração. Pernas pesadas, cansadas e com dor, que se agravam com o calor ou com a posição do pé são os primeiros sinais que a doença dá e que podem limitar atividades simples do dia a dia.
Segundo a médica de medicina geral e familiar Margarida Santos, sublinha que “ é fundamental saber reconhecer como se manifesta a doença venosa crónica”, uma vez que é errado pensar-se que os sintomas são normais com a idade ou a chegada do tempo quente.
Os sintomas que não podem ser ignorados são: pernas cansadas, dor nas pernas, pernas e tornozelos inchados, comichão, dormência nas pernas e cãibras noturnas.
Os doentes devem recorrer à ajuda médica ou farmacêutica sempre que suspeitem que estão perante uma situação de doença venosa crónica. O diagnóstico é simples, podendo numa consulta médica serem investigados aspetos relacionados com a doença.
O tratamento depende da presença e gravidade dos sintomas e deve ser adaptado caso a caso, podendo incluir medicamentos venoativos, compressão elástica, bem como intervenções cirúrgicas. Pode saber mais sobre o assunto em www.dornaspernas.pt.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...