quant
Fique ligado

Edição 764

Cantinho da Saúde: Asma: uma doença que merece atenção!

A 3 de maio celebra-se o Dia Mundial da Asma.

Avatar

Publicado

em

A 3 de maio celebra-se o Dia Mundial da Asma. Esta é uma doença crónica provocada por inflamação das vias aéreas. Alguns dos sintomas associados à asma são a falta de ar, aperto no peito e tosse, cuja intensidade tende a variar ao longo dos anos, podendo ser menos agressiva e menos frequente na idade adulta.
A asma é provocada por fatores genéticos e ambientais. Existem vários “gatilhos” ou causas que despertam esta doença, como por exemplo exercício físico, a exposição a alergéneos, as mudanças do clima, os risos e a exposição prolongada a substâncias irritantes (fumo, cheiros fortes ou poluição). Se sofrer deste tipo de complicação respiratória, deve evitar ter carpetes, cortinas de tecido e sofás cobertos por tecido e manter distância do tabaco. Troque a roupa da cama e aspire a casa, pelo menos, uma vez por semana, evite sair de casa se o nível de pólen no ar esteja alto – ou reforce a proteção com o uso de máscara – e pode utilizar os purificadores de ar para evitar a inalação de alergéneos (pólen, fumo, cheiros fortes…) dentro da sua habitação. É recomendado que a roupa da cama seja feita feita de tecidos antialérgicos, uma vez que há menor concentração de ácaros.
Existem vários tipos de asma, mas os mais conhecidos são a asma alérgica e a de esforço. A primeira pode ser causada por alergias aos ácaros, pólen, medicamentos, alimentos e a outros tipos de alergia. Quando em contacto com alguma destas substâncias, o portador pode sofrer de falta de ar, pressão no peito e tosse forte.
A asma de esforço é quando é feito um esforço físico, de grande intensidade que causa maioritariamente falta de ar.
O tratamento para a asma pode passar por inaladores, mais conhecidos por “bombas”, que contêm um pó que faz dilatar as vias respiratórias, tornando assim a respiração mais fácil.
Se uma crise ou ataque de asma não for devidamente tratado, pode levar à hospitalização e em casos extremos à morte do paciente. É importante ter um plano traçado por um médico especialista na área em caso de SOS.

Tiago Jesus

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...