quant
Fique ligado

Edição 569

Caminho de Santiago pelo concelho

Avatar

Publicado

em

Palestra e caminhada são as iniciativas que a Associação para a Proteção do Vale do Coronado (APVC), o Clube de Campismo da Trofa (CCT) e a Associação Cultural e Recreativa da Abelheira (ACRABE), sugerem, sob o epíteto “O Caminho de Santiago pelo Concelho da Trofa”.
A palestra insere-se no âmbito do “Ciclo de Conversas APVC”, que se encontra na primeira fase do projeto, e que consiste em sessões onde são discutidos assuntos temáticos sobre ambiente, cultura, o património e cidadania. Realiza-se a 30 de abril, no polo de S. Romão da Junta de Freguesia do Coronado, pelas 21 horas. Os oradores convidados são Manuel Araújo e André Tomé Ribeiro.
A caminhada, agendada para o dia 1 de  maio, pelas 9 horas, cumpre-se pela segunda vez e estende-se pelos “13,4 kilómetros” que preenchem o “Caminho de Santiago”, fazendo a travessia pelo concelho da Trofa e tendo como ponto de partida o largo de Trinaterra, que marca o início do Coronado, e terminando perto da Ponta da Lagoncinha, no limite entre Lousado e S. Martinho de Bougado. O trajeto será feito no Vale do Coronado, passando por Covelas e Bougado.
A atividade pretende fazer com que as pessoas conheçam o percurso do “Caminho Português de Santiago”, no sentido de Braga, depois da finalização de um projeto que avançou em 2012, pelos voluntários do CCT, da APVC e da ACRABE, que consistiu na “remarcação” do mesmo caminho no troço que atravessa a Trofa. Esta remarcação possibilita aos peregrinos de Santiago de Compostela um trajeto “mais seguro e com mais informação”. Esta manhã está organizada conforme um “plano de tarefas”, que começa pelas 8.30 horas com a abertura do secretariado, passando para o início da caminhada pelas 9 horas. Às 13 horas, está previsto o final da caminhada, com o transporte dos participantes  até ao início do percurso, e, por fim, um almoço-convívio na Quinta de S. Romão, sob o lema “traz o teu, come o de todos”.
A organização aconselha os participantes da caminhada a levar calçado apropriado, como botas, um impermeável, em caso de chuva, uma máquina fotográfica ou de vídeo, caso apreciem guardar memórias do dia, binóculos e vara de caminhante.
A iniciativa requer inscrição gratuita, mas de prévia marcação, onde são pedidos dados como o nome, localidade, e-mail e número de telemóvel, sendo que está disponível, a quem desejar, o transporte da Estação da CP de S. Romão para o local marcado e é necessário, aos interessados no transporte, o seu requerimento na ficha de inscrição. Os dados devem ser enviados para valedocoronado@gmail.com, ou através do número de telemóvel 910 333 044.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...