quant
Fique ligado

Edição 589

Caminhada para ajudar criança que sofre de leucemia

Avatar

Publicado

em

Trofenses organizaram caminhada solidária pela Vera, uma criança de três anos que sofre de leucemia linfoblástica aguda de alto risco. Caminhada e aula de zumba realizaram-se na manhã de domingo, 18 de setembro.

A luta de Vera, conhecida como “Pequena Grande Guerreira”, chegou à Trofa e inspirou “duas seguidoras” trofenses a realizarem uma caminhada solidária, desde a Igreja Paroquial do Muro até ao Mosteiro de S. Bento de Vairão, em Vila do Conde. A participação tinha um custo de dois euros, mas houve quem também ajudasse com “alimentação e roupas”, segundo contou a mãe de Vera, Neuza Oliveira.
Vera é uma criança de três anos, residente em Águas Longas, na Maia, que sofre de leucemia linfoblástica aguda de alto risco. A sua história começou a circular nas redes sociais através da página “Vera a Pequena Grande Guerreira”, criada pela mãe. Há “ano e meio” que Vera anda em tratamento e a fazer quimioterapia, que tem sido “oferecida pelo IPO”. Neuza contou que a menina “está a responder bem à quimioterapia”, mas que “há alguns percalços, como febres que sobem e algumas bactérias que se instalam por causa do sistema de imunidade”. Mas se “continuar a responder bem às quimioterapias, não será preciso nenhum transplante de medula óssea”.
Neuza explicou que para “a leucemia ficar resumida são dez anos”, sendo que durante “cinco anos” vão diminuindo o tratamento e a vigilância e as idas aos hospitais começam a ser mais espaçadas no tempo. Esta é uma altura em que “tudo pode acontecer”, como “as recaídas e sem darem fé”.
Com a doença da filha mais nova, que tem mais quatro irmãs, Neuza teve de deixar de trabalhar, as “coisas começaram a complicar-se” e “precisa de ajuda, pelo menos para manter a casa e pôr comida em casa”. “Quem quiser ajudar pode sempre contactar a página, deixando mensagem. Não gosto de abusar de ninguém e quando tenho o suficiente digo para parar”, contou ao NT, adiantando que há ainda “pessoas que estão longe” e que fazem o seu “contributo monetário”, que vai sendo “gerido para pagar as despesas da casa – rendas, água e luz” – e para comprar o que “é necessário diariamente para a Vera”.
Este sábado, 24 de setembro, há mais uma angariação de fundos pela Vera. Trata-se de uma guerra de balões, a decorrer pelas 15.30 horas, no Largo de Carcavelos, em Matosinhos.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...