quant
Fique ligado

Edição 564

Câmara vai instalar cultura e desporto no edifício das Rações

Avatar

Publicado

em

Fundos comunitários vão ser a solução para a Câmara da Trofa recuperar o edifício das rações Trofense e instalar a Casa da Cultura, a Biblioteca  Municipal Professor Doutor António Cruz e a futura Casa da Juventude.
A Câmara da Trofa pretende instalar cultura e juventude no edifício das Rações Trofense, retirando assim estes serviços da Casa da Cultura, em Santiago de Bougado.
O anúncio oficial por parte de Sérgio Humberto, presidente da Câmara ainda não foi feito mas o NT sabe que esta possibilidade está a ser trabalhada para que, assim que as obras de recuperação do edifício estejam prontas, o espaço passe a ser ocupado por estes sectores, assim como a Biblioteca Municipal Professor Doutor António Cruz e a futura Casa da Juventude vão também ser instaladas no edifício da antiga fábrica de rações.
Apesar dos contactos o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto continua a não prestar esclarecimentos ao Jornal O Notícias da Trofa. No entanto à Agência Lusa, a 15 de março, afirmou que “a requalificação do edifício”, situado junto aos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, vai permitir “não só o reforço da centralidade urbana, visando incrementar a capacidade de afirmação do núcleo central da cidade da Trofa, enquanto polo de referência à escala local e regional na oferta de serviços diferenciados às populações e às empresas, mas também contribui para a preservação do património industrial local e da história do Município”.
O edil trofense referiu ainda que “esta aquisição tem também o objetivo de consolidar a coesão municipal”. “Como é do conhecimento público, além das escolas, da Casa da Cultura, do Mercado Municipal, do Fórum Trofa XXI e de meia dúzia de lojas no Centro Comercial da Vinha, a Câmara Municipal não dispõe de edifícios próprios. Com esta aquisição revertemos essa situação e começamos a criar património próprio do concelho e da população, para reforçar a identidade e a história locais”, denotou.
Questionada sobre prazos para execução da obra de requalificação do espaço, a Câmara da Trofa considerou prematuro adiantar datas, uma vez que, referiu, “a recuperação do edifício está dependente de fundos comunitários”, estando em estudo uma candidatura ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU). O PARU tem com objetivo constituir-se como suporte de base para o apoio a projetos no âmbito da prioridade de investimento PI 6.5 – Adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...