quant
Fique ligado

Trofa

CÂMARA DA TROFA APOSTA EM 7 TEMÁTICAS NO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Avatar

Publicado

em

Todos os anos, a Câmara Municipal da Trofa, desenvolve e implementa um plano de atividades de educação ambiental, destinado à população escolar e também a toda a Comunidade Trofense.
A temática ambiental é um tema sempre corrente e a Autarquia consciente dos problemas ambientais e da necessidade de apelar a hábitos de sustentabilidade e comportamentos que minimizem o efeito da poluição, lança todos os anos um Plano de Educação Ambiental.
O Plano de Atividades de Educação Ambiental está dividido em sete temas: Programas, Ar, Ruído e Mobilidade, Água, Resíduos, Biodiversidade, Energia e Eventos Temáticos. 
Ao longo do ano letivo serão realizados dois programas, o Programa Eco-Escolas e A Natureza é a Melhor Sala de Aula, destinados às EB1 e JI, EB 2/3 e às Escolas Secundárias dos Concelho. Recorde-se que no âmbito do programa Eco-Escolas, no ano letivo 2021/22, foram galardoadas as 2 escolas inscritas (Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro: EB de Castro e EBS de Coronado e Castro).
“Escolhe o Ar em Movimento” é o nome da atividade do segundo tema Ar, Ruído e Mobilidade. Ciente da importância de envolver a comunidade e o sistema educacional na formação das crianças e jovens para serem cidadãos mais informados, mais conscientes e mais responsáveis, a Câmara Municipal da Trofa pretende realizar ações de sensibilização através de um vídeo captado em 360º, e com recurso a óculos de realidade virtual.
No terceiro tema, Água, serão dinamizadas quatro atividades pela empresa Águas do Norte destinadas às EB1 e JI, EB 2/3, Escolas Secundárias e ao público em geral e com recurso ao Laboratório, serão realizadas atividades experimentais dinamizadas pela empresa Indaqua no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Aquaplace.
O tema Resíduos, abrange três atividades, Oficina Papel Reciclado, Reciclar é Ganhar e Eco Valor, que vão ser dinamizadas pela Resinorte e pelo Setor de Gestão Ambiental do Território, da Câmara Municipal da Trofa, destinadas às EB1 e JI, às EB2/3, às Escolas Secundárias e ao público em geral. 
O quinto tema é direcionado para a Biodiversidade com o atelier de Caixa de Ninhos que os alunos das escolas irão pintar e colocar no Parque das Azenhas e outros locais à espera de “novos habitantes”.
O sexto tema, Energia, será dinamizado pelo Setor de Gestão Ambiental do Território, da Câmara Municipal da Trofa, com a visualização de um filme e debate sobre as atitudes relacionadas com a mudança de comportamentos relacionadas com a Energia.
O último tema, Eventos Temáticos, envolve a comemoração de datas comemorativas e organização e dinamização de três semanas: Semana da Árvore e da Água, Semana da Energia e do Ambiente e a Semana Europeia da Mobilidade.

Fonte Câmara Municipal da Trofa

Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...