quant
Fique ligado

Trofa

Bombeiro herói salta ao rio para salvar idosa

Avatar

Publicado

em

bombeiros-mulher-no-rio

bombeiros-mulher-no-rio

O dia 18 de julho de 2013 vai ficar para sempre marcado na memória de Hugo Correia. O bombeiro é um dos novos heróis da corporação da Trofa, depois de ter resgatado uma mulher no Rio Ave.

Cerca das 10.10 horas, chegou o alerta para “um cadáver encontrado no rio”, situação para a qual foram mobilizados cinco elementos dos Bombeiros Voluntários da Trofa para procederem à retirada do corpo.

À chegada ao local, a senhora “encontrava-se dentro de água, completamente à tona, imóvel e agarrada a um ramo”. No entanto, o cenário alterou-se. “Com a queda de detritos ao rio, que movimentou a água, a senhora mexeu”, explicou Hugo Correia (na foto, o 2º à esquerda) que, ao aperceber-se do movimento da senhora, não pensou “em mais nada”. “Agarrei na boia, suportada pelos meus colegas, em trabalho de equipa, e saltei à água para resgatar a senhora”, contou o bombeiro.

Os bombeiros não conseguem “precisar” o período de tempo que a mulher esteve dentro de água, mas foi o suficiente para entrar em hipotermia, apresentando uma temperatura corporal de 33 graus centígrados.

O que também é uma incógnita é como a senhora, residente da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, foi parar ao rio. Antes da margem, existe uma vala com cerca de três quilómetros de extensão, um metro de profundidade e 80 centímetros de largura, que dificulta o acesso ao rio.

Segundo fonte da instituição, que não quis gravar declarações, deram pela falta da mulher cerca das 8 horas da manhã, tendo iniciado de imediato as buscas. Ao depararem-se com a senhora dentro de água, terão alertado os bombeiros, que a resgataram.

No local também estiveram a equipa do INEM da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e a GNR da Trofa.

A mulher, com 71 anos, foi transportada para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave. 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...