quant
Fique ligado

Trofa

Bairros iguala Paranho em vitórias no Carnaval da Trofa (c/ vídeo)

Nas últimas 12 edições do desfile de Carnaval, as escolas Bairros e Paranho são as que contam mais vitórias.

Avatar

Publicado

em

Não há duas sem três. A Escola de Bairros é tricampeã do Carnaval da Trofa, num desfile de adiado uma semana devido ao mau tempo, em que os povos do mundo encheram de história, cultura e cor a Avenida 19 de Novembro.

Entre as 16 escolas, para o júri destacou-se a “Espanha” da Escola de Bairros, de Santiago de Bougado, com um carro alegórico cheio de elementos identificativos do país vizinho, como a Sagrada Família, monumento de Barcelona, recriado através de caixas de ovos, o símbolo dos Caminhos de Santiago, os campos de feno e até “Puppy”, escultura coberta de flores vivas, existente no Museu Guggenheim, em Bilbao. Entre os figurantes, estavam grandes mestres da cultura espanhola, como Gaudí, Salvador Dalí e Picasso, e personagens como D. Quixote de La Mancha, Sancho Pança e o touro gigante, que ajudaram a contar uma narrativa, que não terá deixado nada ao acaso. Nem a gastronomia, representada numa gigante paelha, em que os agitados ingredientes eram, nada mais nada menos que os meninos do jardim de infância. Entre os mais velhos, estavam flamencos, sevilhanas e toureiros, que ao som de “Bamboléo”, de Gipsy Kings, e “Macarena”, de Los del Rio, dançaram e mostraram o resultado de semanas de ensaios.

Publicidade

A performance valeu o terceiro título à escola, em edições consecutivas do concurso carnavalesco promovido pela Federação das Associações de Pais da Trofa (FAPTrofa), com o apoio da Câmara Municipal.

O segredo? “A união e a partilha de um grupo fantástico de pessoas que trabalham em prol de um bem comum, que são as crianças”, respondeu José António Azevedo, presidente da Associação de Pais, que sublinhou os pilares que sustentam todo o trabalho “de formiga” feito ao longo dos últimos meses. “Estamos muito alinhados em valores e em proporcionar às crianças as melhores experiências e, cada um, com a sua competência e contribuição, faz com que surja um resultado extraordinário. Estamos muito orgulhosos”, atestou.

O pódio ficou completo com a Escola de Estação, do Muro, que escolheu representar o povo maori, e com a Escola de Cerro 2, de Guidões, que se baseou nos esquimós. Do Coronado, as escolas de Vila, com o tema “Índia”, e Feira Nova, com a “Indonésia”, fecharam o top cinco.
Milhares de pessoas saíram à rua para ver passar o desfile, que contou com a participação de cerca de 2000 foliões de todas as idades.

“Tivemos, novamente, um aumento do número de participantes, o que é fantástico”, anunciava Duarte Araújo, presidente da FAPTrofa, sem deixar de sublinhar o trabalho feito pelas associações de pais.

“Temos carros alegóricos de muita qualidade. Vemos carnavais noutras áreas geográficas que se orgulham daquilo que apresentam, mas nós não ficamos nada atrás. Parabéns às associações de pais, porque o seu trabalho é incrível, fruto de muito sacrifício pessoal”.

Bairros e Paranho empatados em vitórias
Nas últimas 12 edições do desfile de Carnaval, as escolas Bairros e Paranho são as que contam mais vitórias, três, enquanto Finzes soma duas, e Estação e Portela têm um triunfo. Em 2014 e 2018 não houve classificação e em 2021 e 2022 não se realizou desfile, devido à pandemia de Covid-19.

Escolas Vencedoras do Carnaval da Trofa
2011 – Finzes
2012 – Portela
2013 – Paranho
2014 – Não houve classificação
2015 – Finzes
2016 – Paranho
2017 – Estação
2018 – Não houve classificação
2019 – Paranho
2020 – Bairros
2021 e 2022 – Não houve desfile
2023 – Bairros
2024 – Bairros

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...