quant
Fique ligado

Ano 2007

Aviões e helicópteros de brincar em S.Mamede

Avatar

Publicado

em

Planadores com e sem motor são os modelos mais frequentes no campo da LIPA

  Os céus de S. Mamede do Coronado estiveram este sábado mais coloridos que o habitual. Uma concentração de helicópteros,em ponto pequeno, que durante todo o dia cruzaram o horizonte reuniram no campo da LIPA – uma clube de aeromodelismo com 69 anos dezenas de aficionados da modalidade. Para o próximo dia está marcada a festa dos 70 anos do Clube.

Helicópteros e planadores. Assim se chamam as miniaturas que durante o dia de sábado sobrevoaram o campo da LIPA, em Mendões, S. Mamede do Coronado,sob o olhar atento de António Varzielas, fundador do Clube de Aeromodelismo com sede na cidade do Porto mas que elegeu a Trofa como sua segunda casa.

"A LIPA é o primeiro clube de aeromodelismo que nasceu em Portugal, 1937, tem 69 anos até ao dia 4 de Agosto e por ser o primeiro, foi o local do qual saíram os elementos que fundaram os os outros clubes", afirmou ao NT Varzielas.

Planadores com e sem motor são os modelos mais frequentes no campo da LIPAO primeiro encontro a decorrer no campo de S. Mamede ocorreu em 2005, por alturas do S.Martinho e de lá até agora não há fim-de-semana que não esteja alguem "aqui a treinar", confidenciou Varzielas, referindo-se à pista de Mendões. Com pouco mais de 70 sócios este clube abre também as portas a amigos e conhecidos que querem fazer "o gosto ao dedo", fazendo com que "o numero de praticantes do aeromodelismo nas suas mais variadas vertentes seja cada vez maior", assegurou o responsável do clube.

Os custos da manutenção do campo de treinos é o maior condicionalismo com que a LIPA se depara já que "é alugado e como somos poucos sócios, as despesas são elevadas", frisou. Em jeito de recado Varzielas sempre vai dizendo que "o melhoramento da estrada de terra que liga a rua à pista, assim como uma casa de banho eram bem vindos, caso a autarquia quisesse ajudar-nos", frisou.

Mas quem pense que este é um hobby para pessoas de elevado estrato social…desengane-se. "Por apenas cinco euros pode fazer-se uma miniatura e po-la a voar", assegurou o responsável da LIPA, ressalvando que "estas miniaturas que vê a voar, podem ser compradas por dezenas de euros mas podem também ser fabricadas pelo próprio…é preciso apenas tempo e imaginação."Depende da forma como se entenda a actividade. Costumo comparar o custo do aeromodelismo ao custo do transporte próprio, se tiver necessidade do transporte próprio quem pode comprar adquire um mais caro,quem não pode anda de transporte publico…no aeromodelismo e quase a mesma coisa".

O próximo encontro calendarizado para Mendões está já marcado para o próximo mês de …

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...