quant
Fique ligado
casa-da-cultura2 casa-da-cultura2

Ano 2012

Autarquia organiza Jornadas do Património

Publicado

em

A Câmara Municipal da Trofa organiza, nos dias 28 e 29 de setembro, as Jornadas Europeias do Património, que conta com uma palestra com Armando Malheiro e um Raid Fotográfico. O Conselho da Europa e da União Europeia promove, anualmente, as Jornadas Europeias do Património, envolvendo um total de cerca de 50 países. Uma iniciativa com o intuito de sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património.

A Câmara Municipal da Trofa associa-se a esta ação ao organizar, no dia 28 de setembro, a palestra “O Futuro da Memória”, pelas 21.15 horas, na Casa da Cultura da Trofa. Durante o evento serão abordados os temas “A Memória do Futuro ou a antevisão difusa dos desafios da Informação no séc. XXI”, com a presença de Armando Malheiro, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a “Preservação de Fotografias”, com o contributo de Sónia Silva do Centro Português de Fotografia e o “Centro Digital de Informação Local”, com Graciete Morais, da Câmara Municipal da Trofa/Arquivo Municipal.

Com “a intenção de aproximar o público do património cultural local, realçando a sua importância enquanto memória e testemunho da história, salientando ainda o seu papel fulcral para a construção do futuro”, a autarquia alia-se, uma vez mais, a esta iniciativa. 

Autarquia organiza raid fotográfico pelo concelho

“É na Trofa” é o nome do raid fotográfico que a autarquia da Trofa está a organizar pelo concelho da Trofa, assinalando, desta forma, o Dia Municipal do Turismo. Além disso, a Câmara Municipal pretende “incentivar a prática do pedestrianismo aliada à fotografia, partilhando experiências e conhecimentos num ambiente descontraído e bem-disposto, dando ênfase ao património histórico, cultural e paisagístico dos locais emblemáticos do concelho, apostando, em simultâneo, na sua promoção turística”.  

O desafio fotográfico está aberto a todos os entusiastas da fotografia, quer sejam profissionais ou amadores. A participação requer inscrição obrigatória, que deve ser efetuada até sexta-feira, 21 de setembro, podendo ser realizada na Casa da Cultura da Trofa, presencialmente ou através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt. O ponto de encontro é na Casa da Cultura, pelas 9 horas, do dia 29 de setembro, onde será efetuada a credenciação dos participantes, onde as máquinas serão obrigatoriamente formatadas com a mesma data. O itinerário é efetuado através de autocarro disponibilizado pela autarquia, sendo que para cada local de paragem são atribuídos 20 minutos para a captação fotográfica.

Regressados à Casa da Cultura, cuja chegada está prevista pelas 12.30 horas, os participantes deverão selecionar duas fotografias de cada local do itinerário que serão, de seguida, descarregadas num computador da organização. A autarquia passa a ser detentora dos direitos de utilização sobre as imagens descarregadas, podendo usá-las para fins de divulgação, reprodução e publicação. As melhores e mais representativas fotografias que resultarem deste Raid pelo concelho, serão depois reunidas numa Exposição, a organizar pela Câmara Municipal, com a intenção de apresentar o concelho sob várias perspetivas.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também