quant
Fique ligado

Ano 2012

Autarquia organiza Jornadas do Património

Avatar

Publicado

em

casa-da-cultura2

A Câmara Municipal da Trofa organiza, nos dias 28 e 29 de setembro, as Jornadas Europeias do Património, que conta com uma palestra com Armando Malheiro e um Raid Fotográfico. O Conselho da Europa e da União Europeia promove, anualmente, as Jornadas Europeias do Património, envolvendo um total de cerca de 50 países. Uma iniciativa com o intuito de sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património.

A Câmara Municipal da Trofa associa-se a esta ação ao organizar, no dia 28 de setembro, a palestra “O Futuro da Memória”, pelas 21.15 horas, na Casa da Cultura da Trofa. Durante o evento serão abordados os temas “A Memória do Futuro ou a antevisão difusa dos desafios da Informação no séc. XXI”, com a presença de Armando Malheiro, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a “Preservação de Fotografias”, com o contributo de Sónia Silva do Centro Português de Fotografia e o “Centro Digital de Informação Local”, com Graciete Morais, da Câmara Municipal da Trofa/Arquivo Municipal.

Com “a intenção de aproximar o público do património cultural local, realçando a sua importância enquanto memória e testemunho da história, salientando ainda o seu papel fulcral para a construção do futuro”, a autarquia alia-se, uma vez mais, a esta iniciativa. 

Autarquia organiza raid fotográfico pelo concelho

“É na Trofa” é o nome do raid fotográfico que a autarquia da Trofa está a organizar pelo concelho da Trofa, assinalando, desta forma, o Dia Municipal do Turismo. Além disso, a Câmara Municipal pretende “incentivar a prática do pedestrianismo aliada à fotografia, partilhando experiências e conhecimentos num ambiente descontraído e bem-disposto, dando ênfase ao património histórico, cultural e paisagístico dos locais emblemáticos do concelho, apostando, em simultâneo, na sua promoção turística”.  

O desafio fotográfico está aberto a todos os entusiastas da fotografia, quer sejam profissionais ou amadores. A participação requer inscrição obrigatória, que deve ser efetuada até sexta-feira, 21 de setembro, podendo ser realizada na Casa da Cultura da Trofa, presencialmente ou através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt. O ponto de encontro é na Casa da Cultura, pelas 9 horas, do dia 29 de setembro, onde será efetuada a credenciação dos participantes, onde as máquinas serão obrigatoriamente formatadas com a mesma data. O itinerário é efetuado através de autocarro disponibilizado pela autarquia, sendo que para cada local de paragem são atribuídos 20 minutos para a captação fotográfica.

Regressados à Casa da Cultura, cuja chegada está prevista pelas 12.30 horas, os participantes deverão selecionar duas fotografias de cada local do itinerário que serão, de seguida, descarregadas num computador da organização. A autarquia passa a ser detentora dos direitos de utilização sobre as imagens descarregadas, podendo usá-las para fins de divulgação, reprodução e publicação. As melhores e mais representativas fotografias que resultarem deste Raid pelo concelho, serão depois reunidas numa Exposição, a organizar pela Câmara Municipal, com a intenção de apresentar o concelho sob várias perspetivas.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...