quant
Fique ligado

Trofa

Aterro na Trofa é novo e não extensão do de Santo Tirso – Resinorte

Avatar

Publicado

em

O aterro em Covelas, na Trofa, não será uma extensão do fechado em 2016 em Santo Tirso, que será selado em definitivo a curto prazo, e prevê o aproveitamento do biogás e controlo de odores, anunciou a Resinorte.

Segundo a agência Lusa ” a empresa concessionária do sistema multimunicipal de tratamento de resíduos urbanos de 35 municípios do norte central de Portugal, confirmou a instalação da Unidade de Confinamento Técnico ” na Trofa.

Publicidade

Segundo a empresa, a localização do aterro teve em conta a “proximidade das instalações da Resinorte – unidade de tratamento mecânico e biológico do Ave, a disponibilidade de terrenos na região e o aproveitamento da orografia do terreno e distanciamento a zonas populacionais”.

Dando conta que o Plano Estratégico foi “aprovado pela APA [Agência Portuguesa do Ambiente]” e que o mesmo sucedeu com “o Plano de Investimentos pela ERSAR [Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos]”, a Resinorte frisou ainda que “após aprovação formal do projeto base por parte do Ministério do Ambiente vai avançar com a construção da nova unidade“ que receberá em “exclusivo resíduos sólidos urbanos com origem municipal”.

“Esta nova instalação, um investimento inicial de quatro milhões de euros, destina-se apenas e só à deposição de resíduos sólidos urbanos, em conformidade com as obrigações de serviço público da Resinorte”, sustenta a empresa.

A 19 de maio, o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, revelou à agência Lusa “que a freguesia de Covelas, naquele município, iria receber a extensão do aterro sanitário que será reativado em Santo Tirso, recebendo a autarquia dois milhões de euros de indemnização”.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...