quant
Fique ligado

Ano 2010

Associação Humanitária completou 34 anos

Avatar

Publicado

em

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa comemorou 34 anos com a presença de várias entidades. Corporação assistiu à benção da nova viatura e Câmara Municipal anunciou a atribuição de um subsídio para a nova central de comunicações.

A bênção da nova viatura de transporte de doentes foi um dos pontos altos das comemorações do aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa (AHBVT).

A ambulância, oferecida pela empresa Metais Jaime Dias, vai colmatar uma lacuna importante na corporação dos bombeiros, que transportam cerca de 200 pessoas por dia e têm uma frota automóvel envelhecida e com elevada quilometragem.

Nas comemorações, nem a chuva impediu que os soldados da paz cumprissem o trajecto do quartel à Rotunda do Bombeiro para prestar homenagem aos elementos já falecidos.

Depois da recepção às entidades oficiais, na qual estava Isabel Santos, Governadora Civil do Distrito do Porto, e Joana Lima presidente da Câmara Municipal da Trofa, os bombeiros viram a nova ambulância ser benzida pelo pároco Luciano Lagoa.

Mas os presentes não ficaram por aqui. Na sessão solene, onde alguns bombeiros e membros da direcção foram homenageados pelos anos de serviço, a autarca Joana Lima entregou um subsídio de dez mil euros para que a corporação renove a central de comunicações.

Em declarações ao NT/TrofaTv, a presidente da Câmara Municipal da Trofa quis “homenagear todas as direcções que passaram por esta casa e que têm prestado um serviço notável às populações, servindo de uma forma global e bastante activa no momento mais difícil da vida dos trofenses que é quando estão em perigo”.

Com a garantia do subsídio, a AHBVT “sabe que pode contar com a Câmara Municipal”, frisou a autarca. “Nós temos prioridades e dificuldades, mas sabemos muito bem onde é que estão as carências para podermos actuar. De uma forma responsável e sensível, todos os vereadores da Câmara, sob a minha proposta, estiveram à altura de corresponder às necessidades desta associação”, asseverou.

Publicidade

O dia foi de “felicidade para a AHBVT e corpo de bombeiros”, frisou Pedro Ortiga, presidente da Direcção. Depois de dado “o primeiro passo” para a renovação da frota de ambulâncias de transporte de doentes, também se conseguiu o “pilar” para a renovação da central de comunicações.

A Câmara Municipal da Trofa deliberou, por unanimidade, a atribuição de um subsídio, no valor de dez mil euros para a comparticipação da central.

O responsável salientou o facto de empresas e cidadãos terem contribuído para a compra de um gerador que permite dar autonomia energética do quartel em caso de falha no fornecimento de energia eléctrica. “Dá-nos alento para continuar a trabalhar em prol dos trofenses, da comunidade e da região, para que possamos fazer um serviço cada vez com mais qualidade e com mais eficácia”, frisou.

 

Entidades reconhecem serviço prestado pelos soldados da paz

Foram várias as entidades que estiveram representadas nas comemorações, desde a Liga dos Bombeiros Portugueses à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). O comandante distrital, coronel Teixeira Leite, afirmou que é importante reconhecer o trabalho feito pelos soldados da paz.

“Tem que se dar todo o reconhecimento e gratidão. Para além do trabalho que têm de fazer em termos profissionais, sacrificam sempre os seus tempos livres, muitas vezes até o tempo que podiam disponibilizar para a família, e vêm em socorro das pessoas e dos bens, sempre que é necessário, de forma solidária”, frisou.

Perante as carências que a corporação da Trofa apresenta relativamente a viaturas de combate a incêndios, Teixeira Leite apelou para a necessidade de “gerir bem” os equipamentos existentes, numa altura de restrições orçamentais e destacou a importância da participação da sociedade civil.

Isabel Santos, Governadora Civil do Porto, também deu ênfase ao bom trabalho desenvolvido pelas pessoas que servem a população, diariamente: “Este é o reconhecimento que as entidades públicas devem dar ao trabalho que é feito de uma forma tão abnegada e que é exemplo, para todos nós, da participação cívica em prol de uma comunidade, sem qualquer tipo de interesse, completamente altruísta, de quem está 24 horas disponível para dizer ‘pronto’ em qualquer situação”.

A Governadora Civil do Porto não deixou de sublinhar o facto de a Associação Humanitária desenvolver a vertente social com a Creche e Jardim-de-infância: “Esta associação tem a particularidade de se definir como um verdadeiro esteio da vida da comunidade, pois tem a funcionar uma Creche e um Jardim-de-infância, estruturas tão importantes da sociedade moderna e na preparação dos mais jovens, no seu crescimento e na sua formação cívica e humana”.

Publicidade

Pedro Ortiga afirmou que para a AHBVT “é sempre dignificante receber estas palavras lisonjeiras, que demonstram que aquilo que a associação faz no dia-a-dia é visível nas entidades e pessoas que são servidas”.

A fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves animou as comemorações, que terminaram com um almoço-convívio entre as entidades convidadas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...