quant
Fique ligado

Edição 581

Associação Humanitária assinala Dia das Bibliotecas

Avatar

Publicado

em

Visualizaram um filme, leram e fizeram pesquisa de livros. A tarde do primeiro dia de julho, Dia Mundial das Bibliotecas, teve um cenário diferente para os alunos do Centro de Estudos da Trofa: a Biblioteca dos Bombeiros Voluntários.
Para Fernando Dias, voluntário da biblioteca, este foi o momento oportuno para “celebrar a data e dar a conhecer mais o espaço, porque muita gente não sabe que existe uma biblioteca nos Bombeiros”. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar “o parque de viaturas e fazer perguntas, para perceberem o que é ser bombeiro”, explicou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, Manuel Dias. À tarde, o presidente e o comandante, João Pedro Goulart, foram surpreendidos com algumas quadras que os alunos do centro de estudos lhes dedicaram. O trabalho está agora afixado numa das paredes da biblioteca para que todos o possam apreciar. Manuel Dias, além de considerar as quadras “lindíssimas”, espera que daquele grupo de cerca de 20 jovens possam sair alguns bombeiros no futuro, porque “atualmente há muita dificuldade em recrutar novos bombeiros para voluntários”, explicou.
Mariana Silva tem 12 anos e considera que o dia foi muito produtivo já que visitou “as ambulâncias e os carros dos Bombeiros” e aprendeu “o que é que cada um tinha e para que servia”. Para escreverem as quadras, os alunos inspiraram-se “no que os bombeiros faziam e no facto de arriscarem as suas vidas para apagar fogos e salvar a vida às pessoas”, explicou a aluna. Uma tarde “divertida” e que, pelo menos Mariana Silva, “gostava de repetir”. Outras atividades vão continuar a ser desenvolvidas para promover este espaço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa. No próximo ano, já estão programadas algumas visitas às escolas, para que a comunidade conheça o espólio que o espaço reserva. Entre julho e agosto a Biblioteca estará encerrada para férias, mas se houver “um grupo que queira cá vir nessa altura, eles (voluntários) vêm cá e abrem a biblioteca”, adiantou o presidente.
Localizada no primeiro andar do quartel dos Bombeiros, as portas da biblioteca abrem-se, de segunda a sexta-feira, entre as 10.30 horas e as 12 horas e das 15 às 17 horas. Para entrar na biblioteca dos Bombeiros Voluntários, o único requisito é ter vontade de ler. Para mais informações pode utilizar o e-mail: biblioteca@bombeirostrofa.pt ou o contacto 252 400 700.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...