quant
Fique ligado

Edição 570

Arte para assinalar a Revolução

Avatar

Publicado

em

Foi com o talento dos jovens trofenses, cinema e música que a JS da Trofa assinalou o 25 de Abril.

Pelas ruas do centro da Trofa, jovens iam estendendo o símbolo vermelho da Revolução, numa ação que já se tornou tradição. A Juventude Socialista não quis deixar passar a data indiferente e andou a distribuir cravos pela população, para “manter viva a mensagem” que o 25 de Abril encerra. Mas, este ano, os jovens socialistas prepararam um programa mais extenso nas comemorações do 42.º aniversário do Dia da Liberdade.
Na tarde de domingo, no Fórum Trofa XXI, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, decorreu uma iniciativa que visou “a partilha inter-geracional dos valores de Abril”, explicou Amadeu Dias, presidente da JS Trofa. Primeiro, com uma exposição de trabalhos manuais alusivos à Revolução, elaborados por alunos de artes da Escola Secundária da Trofa.
“Esta foi mais uma oportunidade que a JS Trofa ofereceu aos jovens trofenses de promoverem o seu talento. Agradecemos desde já à Associação de Estudantes da Escola Secundária da Trofa pela parceria e participação, que reforça este tipo de iniciativas”, sublinhou Amadeu Dias.
Durante a mostra, foi projetado o filme “Capitães de Abril”, que retrata os acontecimentos da madrugada de 25 de Abril de 1974, para “devolver a nostalgia aos menos jovens e incutir nos mais novos os valores das conquistas”.
E como a música teve um papel preponderante na Revolução, também não faltou na iniciativa da juventude partidária. O grupo “O que faz falta”, da delegação do Norte da Associação Zeca Afonso, alegrou o final de tarde do público, através de cancões que marcaram as conquistas de Abril. Amadeu Dias defende que, para a Juventude Socialista, “promover o talento dos jovens trofenses, promover a cultura, mas, acima de tudo, assinalar a partilha dos valores de Abril serão sempre prioridades”. “Acreditamos que o primeiro passo para voltarmos a uma ditadura é deixarmos de assinalar o 25 de Abril e é por isso, que ao contrário do que fazem as entidades oficiais da Câmara Municipal da Trofa, nós estaremos sempre na linha da frente pela conservação e incrementação das conquistas do 25 de Abril de 1974. Lamentamos profundamente a postura da Câmara Municipal para com esta celebração”, assinalou.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...