Ponte-Ferroviria-de-Canio 

Os municípios de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso e a Rede Ferroviária Nacional, REFER, EPE, assinam esta sexta-feira, dia 4 de Setembro, pelas 11 horas, na Estação Ferroviária de Caniços, na freguesia de Bairro, o protocolo de colaboração para as obras de adaptação da antiga ponte ferroviária de Caniços a trânsito pedonal. A cerimónia contará com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

A ponte ferroviária que atravessa o rio Ave, ligando as freguesias de Bairro, no concelho de Famalicão e Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, foi desactivada, em 2003, no âmbito da remodelação do troço Santo Tirso – Lordelo, que implicou a construção de uma nova ponte ferroviária, na confluência dos rios Ave e Vizela.

O protocolo a assinar entre as três entidades prevê a execução de obras de adaptação da ponte ao trânsito pedonal, segundo projecto da REFER, EPE, permitindo que as populações possam utilizar a infra-estrutura para fazer a travessia entre as duas localidades. As obras serão executadas pelas duas autarquias sendo que os municípios ficam ainda com a responsabilidade de criar acessos à ponte, assim como assegurar a manutenção da obra.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, a assinatura deste protocolo “é um bom exemplo de cooperação institucional entre os municípios e a Refer”, destacando ainda que “esta solução permite criar uma infra-estrutura pedonal amiga do ambiente e amiga do bem-estar da população, tendo em conta que esta estrutura poderá agora ser utilizada pelas pessoas que diariamente necessitam de atravessar entre a freguesia de Bairro e Vila das Aves”.