quant
Fique ligado

Edição 678

Ana Luísa Oliveira ilustra história infantil que fala das emoções

Avatar

Publicado

em

Esta é uma família peculiar. Pai mãe e dois filhos partilham de uma visível dificuldade em expressar sentimentos, a tal ponto que, o elemento mais novo da família, o André, recebe no um abraço da professor no dia de aniversário , é aberta toda uma discussão ao jantar. No dia seguinte, o André está doente e sem que se consiga entender o diagnóstico são chamadas mais duas personagens. Este é o ponto de partida para a história “A Família Durão”, escrita por Elsa Almeida, que conta com as ilustrações da trofense Ana Luísa Oliveira.


Na obra, que foi apresentada a 13 de outubro na Casa da Cultura da Trofa, é a continuação do trabalho feito pelas artistas no livro “Um Coração XXL”, lançado no início do ano passado. “A cumplicidade que se gerou com a experiência do primeiro voltou a ser visível neste que volta a falar dos assuntos que todos evitamos falar, emoções”, explicou a ilustradora ao NT.

Publicidade

Ana Luísa Oliveira descreveu que “a ilustração, em aguarela, funciona neste livro como um retrato de família”. “A criação das personagens é o processo mais empolgante, porque são uma espécie de caricatura familiar, e cada personagem tem detalhes psicológicos tão vincados que tinham inevitavelmente de ser transformados em características físicas”, frisou.

A casa, cuja arquitetura foi “totalmente ficcionada”, e a escola, cuja imagem nasceu da memória da ilustradora dos tempos em que frequentou a EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, são os espaços centrais da trama e foram concebidos com “características que lhe permitissem transmitir da melhor forma a carga emocional da cena neles representada”.

O lançamento do livro na Trofa acontece no âmbito da celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, numa parceria entre a autarquia e os Agrupamentos de Escolas do concelho.

Ana Luísa Oliveira é licenciada em Arquitetura na Universidade do Porto, desde 2011, e completou a formação em Ballet Clássico. Trabalhou como arquiteta durante dois anos, mas cedo percebeu que tinha de dedicar-se ao que a apaixona: o desenho e a dança. Vive no Porto, onde exerce a sua atividade como ilustradora, e é professora de ballet, na Trofa e em Vila Nova de Famalicão. Expõe com regularidade e conta já com várias obras publicadas.

Foto: DR

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...