Um grupo de trofenses que estão ligados ao ciclismo equacionam criar uma associação que se dedique à modalidade. Para isso, apelam ao apoio da autarquia e de possíveis patrocinadores.

O amor pelo ciclismo faz com que José e Vítor Ribeiro continuem ligados à modalidade. Pai e filho, ex-atletas, trabalham na equipa de sub-23 do Vitória de Guimarães e na formação da União de Ciclismo de Vila do Conde, respetivamente. Na formação, trabalham com “cerca de 15 cadetes” e nos sub-23 com “uma dezena”. Muitos destes corredores são, como eles, da Trofa, apesar de carregaram o símbolo de cidades vizinhas. No entanto, para estes amantes do ciclismo a “cereja no topo do bolo” seria poderem trabalhar numa equipa da Trofa. Por isso, equacionam “criar uma associação que se dedique à modalidade”, em 2013, para “levantá-la num concelho que em tempos foi tão rico em corredores”, e que agora conta com uma figura de destaque, como é Daniel Silva, atleta do Onda-Boavista, 10º classificado na Volta a Portugal 2011. Este ciclista apoia o projeto e considera que “vem no momento certo”, já que “a Trofa protagonizou uma partida da Volta a Portugal e no próximo ano poderá ter uma chegada”.

José Ribeiro, que também conta com o apoio de outro trofense, José Martins, considera que esta aposta na corrida mais importante da modalidade no panorama nacional “foi um grande passo da autarquia”, no entanto, a associação seria a etapa preponderante. Mas para isso, são necessários apoios, que José e Vítor Ribeiro acreditam que chegarão depressa, como alguns que já existem, mas que não são suficientes. Para além do pedido de “celebração de um protocolo com a autarquia”, esperam que as empresas do concelho reconheçam o projeto e ajudem a cimentá-lo. “Pensamos que podíamos fazer na Trofa o que já se faz na Espanha e está a começar a tornar-se célebre em Portugal: uma prova que englobasse todos os escalões e poderia ser feita junto à estação de comboios, por exemplo”, referiu.

Apesar de o projeto ainda estar a ser “cozinhado”, José Ribeiro espera já que os jovens que gostem de ciclismo se juntem às equipas. Os interessados podem visitar o blogue do União de Ciclismo de Vila do Conde e inscreverem-se ou então “procurar um corredor da Trofa, que lhes dirá o que têm de fazer”.

{fcomment}