quant
Fique ligado

Ano 2011

Amantes do ciclismo querem criar associação na Trofa

Avatar

Publicado

em

 

Um grupo de trofenses que estão ligados ao ciclismo equacionam criar uma associação que se dedique à modalidade. Para isso, apelam ao apoio da autarquia e de possíveis patrocinadores.

O amor pelo ciclismo faz com que José e Vítor Ribeiro continuem ligados à modalidade. Pai e filho, ex-atletas, trabalham na equipa de sub-23 do Vitória de Guimarães e na formação da União de Ciclismo de Vila do Conde, respetivamente. Na formação, trabalham com “cerca de 15 cadetes” e nos sub-23 com “uma dezena”. Muitos destes corredores são, como eles, da Trofa, apesar de carregaram o símbolo de cidades vizinhas. No entanto, para estes amantes do ciclismo a “cereja no topo do bolo” seria poderem trabalhar numa equipa da Trofa. Por isso, equacionam “criar uma associação que se dedique à modalidade”, em 2013, para “levantá-la num concelho que em tempos foi tão rico em corredores”, e que agora conta com uma figura de destaque, como é Daniel Silva, atleta do Onda-Boavista, 10º classificado na Volta a Portugal 2011. Este ciclista apoia o projeto e considera que “vem no momento certo”, já que “a Trofa protagonizou uma partida da Volta a Portugal e no próximo ano poderá ter uma chegada”.

José Ribeiro, que também conta com o apoio de outro trofense, José Martins, considera que esta aposta na corrida mais importante da modalidade no panorama nacional “foi um grande passo da autarquia”, no entanto, a associação seria a etapa preponderante. Mas para isso, são necessários apoios, que José e Vítor Ribeiro acreditam que chegarão depressa, como alguns que já existem, mas que não são suficientes. Para além do pedido de “celebração de um protocolo com a autarquia”, esperam que as empresas do concelho reconheçam o projeto e ajudem a cimentá-lo. “Pensamos que podíamos fazer na Trofa o que já se faz na Espanha e está a começar a tornar-se célebre em Portugal: uma prova que englobasse todos os escalões e poderia ser feita junto à estação de comboios, por exemplo”, referiu.

Apesar de o projeto ainda estar a ser “cozinhado”, José Ribeiro espera já que os jovens que gostem de ciclismo se juntem às equipas. Os interessados podem visitar o blogue do União de Ciclismo de Vila do Conde e inscreverem-se ou então “procurar um corredor da Trofa, que lhes dirá o que têm de fazer”.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...