quant
Fique ligado

Edição 562

Alunos promovem regras de trânsito

Avatar

Publicado

em

Quatro minutos de regras de trânsito dançadas e cantadas por 92 alunos da Escola Básica de Fonteleite resultaram no “Rap pela Segurança”, apresentado a 25 de fevereiro, com a colaboração da secção de Operações Especiais do Destacamento da GNR de Santo Tirso. A professora Cidália Ribeiro tem habilidade para a dança e a música, o professor Rui Moura para o vídeo. Os pais ajudaram a criar as rimas e os alunos deram corpo e voz ao projeto. E foi assim que surgiu a ideia de sensibilizar os mais pequenos e, através deles, os mais crescidos para as regras de trânsito.
No dia da apresentação do videoclip, os alunos representaram, cantaram e dançaram e, no final, “as expectativas foram amplamente superadas”, considerou Rui Moura. A GNR espera “que eles cumpram as regras” mas, também, que as transmitam aos pais”, explicou o cabo da GNR Henrique Vicêncio. “Quando dentro do nosso carro está aquele a quem nós mais queremos a dizer-nos alguns dos comportamentos menos corretos que nós, os adultos, fazemos no trânsito é como se houvesse uma espécie de polícia de proximidade”, complementou Rui Moura.
O mini-agente Eduardo Rodrigues confidenciou que esta atividade o fez “aprender mais coisas que não sabia”. A pequena Maria Rocha esteve na pele de agente da autoridade e deixou um grande conselho aos automobilistas: é preciso ter cuidado, porque “os carros podem matar”. A matéria está dada e, para o professor Rui Moura, “a GNR também ganha esse acolhimento melhor por parte daqueles que vão ser os condutores e os automobilistas de amanhã”. Estes agentes especiais já vão chamando a atenção dos pais, quando estes cometem infrações e estão mais sensíveis para questões relacionadas com a velocidade e com os peões. Pelos vistos a matéria está dada e interiorizada.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...