quant
Fique ligado

Ano 2010

Alunos da Trofa conquistaram o ouro nas Olimpíadas de Química

Avatar

Publicado

em

 

Três alunos do Colégio da Trofa conquistaram o primeiro lugar nas Olimpíadas de Química, que decorreram no sábado, em Coimbra. No próximo ano os alunos vão viajar até Praga para defender o título a nível europeu.

 

Um misto de espanto e felicidade. Foi o que os três alunos do Colégio da Trofa, Afonso da Silva, Francisco Amorim e Lígia Dias sentiram quando os anunciaram como os grandes vencedores das Olimpíadas de Química.

Depois de terem realizado uma parte teórica (com cerca de 30 questões de escolha múltipla) e três partes experimentais, todas envolvendo conteúdos do programa do 7º, 8º e 9º anos, os alunos não acreditavam que pudessem ganhar a medalha de ouro.

No início custava a acreditar. “Foi uma emoção muito grande sermos os melhores de Portugal. Não é algo que acontece todos os dias”, explicou Francisco Amorim.

“Havia muita tensão, estávamos muito nervosos porque não sabíamos como é que ia ser a prova, mas no fim acabou por correr bem”, acrescentou Lígia Dias.

Mas o prémio não foi alcançado sem esforço, adiantou Afonso da Silva: “Tivemos que nos esforçar e acima de tudo foi uma prova muito difícil”.

Publicidade

Entre as 20 escolas a participar a competição estava renhida. “Os nossos colegas da Póvoa de Varzim estavam confiantes que iam ganhar e como nós nas regionais já lhes tínhamos ganho, pensavam que seriam eles a ganhar desta vez, mas acabamos por ser nós”, explicou Francisco Amorim.

E até a professora de Física e Química, Cecília Azevedo, ficou surpresa: “Os alunos dedicaram-se, trabalharam bastante, fizeram os exercícios todos que eu pedi. A competição estava renhida entre as vinte escolas participantes. O empenho deles é realmente muito importante, mas não estávamos à espera que ganhassem, porque as escolas eram todas muito boas”.

Os alunos que frequentam agora o 9º ano são o orgulho da professora e todo o Colégio que à porta já colocou cartazes com as fotografias do feito alcançado. “O Afonso, o Francisco e a Lígia são os alunos que brilhantemente representaram o Colégio da Trofa e que obtiveram o primeiro lugar, eles agora, em função do primeiro lugar que obtiveram, vão disputar também as Olimpíadas da Química a nível europeu, na República Checa, em Praga, no próximo ano”, frisou Manuel Pinheiro, Director do Colégio.

Os alunos de nível cinco a Física e Química vão ser agora postos à prova em Praga, nas Olimpíadas Europeias de Ciência (EUSO), a decorrer entre Abril e Maio de 2011, onde concorrerão com os melhores alunos da Europa. A preparação vai ser feita na Universidade de Lisboa e os alunos já se sentem a postos para entrar numa nova competição e “dar o máximo” para trazer a medalha de ouro para Portugal e para a Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...