quant
Fique ligado

Ano 2012

Alunos da EB1 do Paranho aprenderam Língua Gestual (c/video)

Avatar

Publicado

em

Foi com declamação de poesia, dança e língua gestual, que a EB1 do Paranho recebeu o início da Semana da Leitura, no dia 13 de fevereiro. De 13 a 17 de fevereiro, a Câmara Municipal da Trofa promove uma semana onde livros, fábulas, poemas musicados, estendal de letras, recital de poesia e a população estudantil, bem como a população em geral, se juntam para difundir e apreciar a leitura.

A biblioteca da EB1 do Paranho, em S. Martinho de Bougado, foi palco da “”cerimónia de abertura””, da Semana da Leitura nesta segunda-feira, pelas 11 horas. As crianças do 2º e 3º ano desfrutaram de um final de manhã diferente, onde ouviram, com muita atenção, José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, ler duas páginas de um livro e pedir que continuem a ler muito. Depois deste momento, a professora Ana Madalena declamou um poema, enquanto Felícia Peixoto fazia a mesma leitura, mas em Língua Gestual, acompanhadas por música e dança de ballet.

Para Felícia Peixoto é importante que as crianças tenham contacto com esta língua, para que possam aprender outras formas de comunicação e, ainda, poderem “”comunicar com os surdos””.

Gonçalo Matos, aluno do 2º ano, afirmou que gostou de aprender esta “”nova”” linguagem, mostrando que sabe dizer “”obrigado” ”e “”olá””.

O presidente da Junta de Freguesia conta que Felícia Peixoto, que também o ano passado esteve presente no dia de abertura da Semana da Leitura, “”é praticamente utensílio da casa””. ““Ela aparece para dar o seu contributo com a maior da satisfação e da vontade, porque nota-se uma felicidade quando está, no nosso meio, junto com as crianças””, asseverou, salientando “o “enorme respeito”” que tem por Felícia Peixoto.

José Sá considera premente incutir este tipo de linguagem nas cerimónias da Semana da Leitura, frisando que é importante as crianças terem este contacto com a língua. ““As crianças recebem a língua gestual com muita admiração, além de que este é o momento ideal para aprenderam, pois conseguem decorar e fixar melhor esta informação””, garantiu.

Nas escolas da freguesia de S. Martinho de Bougado, as atividades da Semana da Leitura são organizadas pelos coordenadores, que contam com a colaboração da Junta de Freguesia, que têm “”muito gosto”” em se associar. Como foi o caso da abertura da Semana na EB1 do Paranho, que contou com a participação de “um “grupo de três crianças de ballet, que compareceram para acalorar a cerimónia”” e com uns minutos de leitura pelo próprio presidente.

Com o objetivo de proporcionar momentos de contacto e interação com a leitura, através da exploração de livros, teatro e outras linguagens de promoção da leitura, a autarquia trofense promoveu, ainda, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro a atividade ““Ler+ no Parque””, inserida na candidatura de Regeneração Urbana dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, com o apoio de fundos comunitários.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...