chuva

Até ao próximo domingo os 18 distritos portugueses estão em alerta amarelo devido ao mau tempo, prevendo-se queda de neve nas regiões do interior Norte e Centro para sexta-feira, trovoada e granizo no sábado. O alerta foi dado pela Autoridade da Protecção Civil, que informa que é expectável que as condições meteorológicas se mantenham instáveis, podendo ocorrer “períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes”.

Prevê-se ainda vento de “moderado a forte”, sendo “muito forte no litoral e nas terras altas”, podendo atingir os 80 e 90 quilómetros respectivamente, bem como “agitação marítima na costa Ocidental, com ondas que podem atingir 5 a 7 metros”.

A Protecção Civil alerta ainda, em comunicado para a possível ocorrência de “inundações (…), cheias rápidas em meio urbano (…), e persistência de neve ou gelo nas estradas”.

Face a estas “condições adversas”, a Autoridade recomenda à população que tome “as medidas de prevenção necessárias”, evitando viajar para “zonas onde se prevê queda de neve” e seguindo “escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades”.