quant
Fique ligado

Trofa

Águas do Norte inicia investimentos na Trofa

Com a execução desta infraestrutura a Águas do Norte pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais em várias freguesias dos municípios da Trofa e de Santo Tirso, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais

Publicado

em

A Águas do Norte vai iniciar a execução da empreitada para a instalação de redes de saneamento de águas residuais no município da Trofa, na sequência da adjudicação da mesma à empresa Tamivia – Construções e Obras Públicas, Lda. O investimento, no valor de cerca de um milhão de euros, tem o prazo de execução de 18 meses.

A empreitada que agora se inicia permitirá abranger mais 138 edifícios existentes no concelho, através da construção de uma rede de coletores de drenagem de águas residuais com uma extensão total de cerca de 4,7 km, incluindo 5 estações elevatórias.

Com a execução desta infraestrutura a Águas do Norte pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais em várias freguesias, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Esta empreitada, cofinanciada no âmbito da candidatura POCI-07-62H1-FEDER-181416 – Sistema de Águas da Região do Noroeste – Investimentos em sistemas de saneamento em baixa, candidatura apresentada ao abrigo do Aviso Convite n.º 05/REACT-EU/2021-FEDER – Apoio à transição climática.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Trofa

Situação de alerta obriga a alterações no fogo de artifício das Festas em Honra da Senhora das Dores

Publicado

em

Por

O estado de alerta, com proibição de fogos, declarado pelo governo nos dias 21,22 e 23 de agosto levou a comissão de festas a alterar os horários das sessões de fogo de artifício.

As sessões vou ser praticamente seguidas e vão acontecer no sábado, dia 20 às 23.00h, sessão de Pirotecnia Piromusical, junto à antiga estação da Trofa.

Ainda no sabado, dia 20 pelas 23.40h, a segunda sessão de fogo com um espetaculo de Pirotecnia denominado “El Terramoto” que acontecerá também no mesmo local, próximo da antiga estação, frente à escola EB2/3 Napoleão de Sousa Marques.

Recorde-se que as sessões estavam inicialmente agendadas para as zero horas dos dias 21 e 22 de agosto.

Continuar a ler...

Trofa

Governo decreta situação de alerta entre domingo e terça-feira

Publicado

em

Por

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, divulgou hoje as medidas em vigor devido ao aumento das temperaturas nos próximos dias.

“Tomámos a decisão de determinar a situação de alerta para os dias 21, 22 e 23 – domingo, segunda e terça-feira —, com reavaliação na segunda-feira ao fim do dia, tendo em vista reavaliar a necessidade de manter ou alterar a situação de alerta. Toda esta circunstância se aplica ao território continental”, afirmou o governante

Para prevenir incêndios, estão previstas limitações para o uso de fogo, máquinas agrícolas e também no acesso aos espaços florestais.

Por sua vez, a Proteção Civil entendeu ser necessário o reforço do patrulhamento dissuasor por parte de 25 patrulhas das Forças Armadas, que vão reforçar os meios no terreno da GNR e da PJ em todo o país.

Além disso, “a ANEPC fica com autorização para avançar com a contratação de mais 100 equipas de bombeiros, o que significa mais 500 homens, tendo em vista reforçar os meios humanos e permitir que esta reposição de meios mantenha o vigor e a eficácia que tem existido até agora”, afirmou José Luís Carneiro, sublinhando que 90% dos incêndios têm sido debelados em 90 minutos.

Em conferência de imprensa realizada na sede da ANEPC, o ministro realçou também a antecipação de pagamentos às corporações de bombeiros, num montante que ascende a mais de um milhão de euros.

“Decidimos antecipar os pagamentos às corporações de bombeiros que têm tido o esforço de integração no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR)”, referiu José Luís Carneiro.

Publicidade

“Esse esforço de antecipação vai ser realizado por parte da ANEPC, tendo em vista garantir que as associações humanitárias que têm corporações de bombeiros integradas no DECIR mantêm condições de decisão e operacionalidade que são indispensáveis para esta fase que se inicia após este período que tivemos desde o início de julho até hoje”, disse.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);