quant
Fique ligado

Ano 2011

Agrupamento Vertical da Trofa prepara futuro (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Professores debateram experiências e planificaram os próximos anos escolares para o Agrupamento Vertical de escolas da Trofa, na EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques.

Foram cinco dias a debater, partilhar, conversar e refletir sobre o ensino. O último, no dia 15 de julho, teve lugar na escola Prof. Napoleão Sousa Marques pelas 11 horas, e culminou numa sessão que durou cerca de hora e meia, onde se apresentaram projetos para o futuro do Agrupamento Vertical da Trofa.

A sala depressa se encheu com professores provenientes das várias escolas do concelho pertencentes ao agrupamento. Durante toda a semana tiveram tempo para se conhecerem e trocar ideias sobre temáticas do ensino. Os projetos curriculares, o regulamento interno do agrupamento e o perfil dos alunos foram alguns dos temas discutidos. Foram também apresentados os resultados gerais da escola, que está no bom caminho para as metas impostas pelo Governo, até 2015.

José Silva, coordenador da equipa de autoavaliação, referiu que “este projeto é um processo de discussão, de análise e de ponderação”. Foi com “o agrupamento todo” que discutiram “as principais metas, os principais projetos do agrupamento”. Um dos grandes objetivos foi “pôr as pessoas a pensar e a falar sobre o que é a escola hoje”, disse José Silva.

O diretor do Agrupamento Vertical trofense, Paulino Macedo, acredita que juntando os professores das várias escolas, os resultados vão melhorar: “este motivo é excelente para nos encontrarmos, para refletirmos e para tomarmos consciência de que só em conjunto, e só articulando umas tarefas com as outras e com a participação de um e outro, é que conseguimos construir um agrupamento melhor, e um agrupamento melhor tem por consequência imediata resultados melhores para os nossos alunos”. Paulino Macedo acrescentou ainda que houve uma boa adesão por parte de todos os professores: “Em termos de assiduidade foi 100 por cento”. Uma das razões foram as férias escolares, uma vez que “tinham o horário, de alguma forma, focalizado nestas ações” e não nas aulas.

Esta foi a segunda reunião do grupo de autoavaliação do agrupamento, depois de este grupo se ter estreado com o projeto na páscoa.

João Martins

 

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...