Sob o lema “Neste Natal, prefira o comércio local”, a AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave, em colaboração com a Câmara Municipal da Trofa, está a desenvolver um conjunto de actividades alusivas ao Natal, no sentido de apostar na dinamização do comércio local da Trofa.

 Para atrair as pessoas para as ruas da cidade e incentivá-las a comprar nas lojas de comércio, o ambiente natalício na cidade promovido por este projecto foi uma das várias iniciativas. “Houve um forte investimento na iluminação, que este ano prima pela beleza, e ainda com a música de Natal, que podemos ouvir durante todo o mês de Dezembro, nas principais ruas de comércio da Trofa”, explicou ao NT Manuel Pontes, presidente da AEBA. Segundo o responsável, o envolvimento dos agentes económicos e sociais do concelho foi objectivo do projecto. “Ainda no mês de Novembro, organizámos um Concurso de Postais de Natal, no qual envolvemos todas as escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico do concelho e algumas instituições de cariz social, como a APPACDM, a ASAS e a Santa Casa da Misericórdia”, afirmou.

Entre as várias actividades, encontra-se ainda o Concurso de Montras que conquistou já a participação de várias lojas. A decoração, a exposição dos produtos, a organização da montra, a originalidade, a singularidade e a distinção e simplicidade, são alguns dos critérios avaliados neste concurso, por um cliente mistério, que se faz passar por cliente normal para avaliar o estabelecimento.

“Neste Natal, pretende-se que todos os caminhos venham dar à Trofa, onde é possível saborear deliciosas rabanadas por toda a cidade, nos estabelecimentos aderentes à Rota da Rabanada”, adiantou Manuel Pontes. De acordo com o presidente da AEBA, no Concurso de Rabanadas, realizado no passado domingo, “foram distribuídas centenas de rabanadas, que desapareceram num ápice, dada a afluência de pessoas que vieram presenciar o concurso”.

Com uma aposta forte em acções de animação, na criação de suportes de comunicação e na cedência de técnicos especializados, o objectivo das actividades promovidas pela AEBA é, segundo Manuel Pontes, “dar uma nova vida ao centro urbano da Trofa, através da dinamização do comércio local e da captação e fidelização dos consumidores, tornando-o num espaço comercial competitivo”.

O presidente da AEBA adiantou ainda que a AEBA apresentou uma candidatura ao MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio, já aprovada, que “prevê a realização de acções dirigidas à dinamização do comércio no centro urbano, conseguida através de acções de animação, dinamização e divulgação”. No âmbito deste projecto já estão previstas um conjunto de iniciativas para todo o ano de 2009.

Manuel Pontes lamenta que a receptividade dos comerciantes às actividades não seja a esperada. “O apoio dos comerciantes tem ficado aquém do esperado. Além disso, quando se mistura nestas realizações a política, os objectivos ficam prejudicados”, refere.

“Mobilizámos técnicos que, durante cerca de dois meses, estão inteiramente dedicados ao projecto do Natal”, explicou, acrescentando que “há toda uma estratégia de comunicação planeada em suportes como cartazes, desdobráveis, flyers, anúncios publicitários nos jornais e na rádio, calendário e etiquetas autocolantes, com mensagens que apelam e incentivam às compras no comércio local”.

O presidente da AEBA deixa ainda uma mensagem de Natal: “aproveito para desejar a todos os sócios da AEBA e a todos os comerciantes em geral um Santo Natal e um 2009 pleno de saúde, felicidade e bons negócios”.